Servidores preparam ato em Brasília e greve não está descartada

As reações cresceram quando o governo decidiu reajustar somente os salários das categorias policiais.

Servidores planejam ocupar Esplanada dos Ministérios | Marcelo Casal /Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o recesso do Congresso e do Judiciário, as atenções estão voltadas para os servidores públicos que planejam para esta terça-feira, 18, uma grande manifestação na Esplanada dos Ministérios em protesto por reajuste salarial.

O presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, a possibilidade de uma greve geral do serviço público não está descartada.

As reações dos servidores cresceram desde o final do ano passado, quando o governo decidiu reajustar somente os salários das categorias policiais – Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e agentes penais.

As primeiras reações vieram dos auditores da Receita Federal, e operações padrão em aduanas e postos de fronteira já vêm provocando filas de caminhões, desabastecimento e outros problemas. O movimento cresceu para outras categorias, que exigem ter também reajuste a exemplo das polícias. Desde o início do ano, funcionários têm entregue seus cargos de chefia.

Servidores pretendem ocupar Esplanada dos Ministérios (Marcelo Casal/Agência Brasil)

46 categorias

Estima-se que até 46 diferentes categorias de servidores públicos deverão participar da manifestação na terça-feira. Somente entre as carreiras típicas de Estado, a projeção da Fonacate é de adesão de 19 categorias. A Fonacate tem cerca de 200 mil filiados.

A dificuldade do governo está em como negociar com as categorias sem produzir um efeito dominó. O desejo do ministro da Economia, Paulo Guedes, era reverter todo e qualquer reajuste. Mas isso esbarra nos compromissos feitos pelo próprio presidente Jair Bolsonaro com os policiais. Bolsonaro, inclusive, estaria irritado com a forma como Guedes vem criticando tal aumento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES