Sesapi inicia treinamento da equipe das Linhas de Cuidado do AVC e IAM

Nesta segunda (19), o treinamento foi em Teresina com a troca de experiências entre equipe da Sesapi e da equipe da Secretaria de Saúde de Alagoas (AL).

Avalie a matéria:
Sesapi inicia treinamento da equipe das Linhas de Cuidado do AVC e IAM | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação da Rede de Urgência e Emergência, começou o treinamento da equipe da rede estadual de saúde para a instalação das Linhas de Cuidado para AVC e IAM. No domingo (18), a capacitação foi realizada junto a profissionais e acadêmicos que atuam no Hospital  Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado em Parnaíba.

Nesta segunda (19), o treinamento foi em Teresina com a troca de experiências entre equipe da Sesapi e da equipe da Secretaria de Saúde de Alagoas (AL), que foi o primeiro estado a ter uma rede de cuidados específica para os problemas. A equipe da Secretaria de Saúde do Piauí conheceu o aplicativo Join de telemedicina, que é usado no programa de Alagoas para agilizar a conduta médica e a transferência do paciente para o hospital de referência mais próximo.

Sesapi inicia treinamento da equipe das Linhas de Cuidado do AVC e IAM (Foto: Reprodução)Durante o treinamento em Parnaíba, participaram 70 profissionais do Heda, dentre eles 20 estudantes. O treinamento foi realizado pelo neurologista e Coordenador do Protocolo de Atendimento para as Linhas de Cuidado do AVC, Romilto Pacheco. O médico destaca que é essencial que o sistema de saúde tenha profissionais capacitados para atender às demandas que chegarem até os hospitais do Piauí.

Leia Mais

“Precisamos que todos esses profissionais estejam aptos a trabalharem de maneira uniforme e conjunta, levando assim o melhor atendimento para a nossa população. O conjunto de uma linha de cuidados definida, e profissionais aptos para um atendimento de qualidade é o que trará bons resultados para essas linhas de cuidado do AVC e IAM”, diz o coordenador.

Em Teresina, a capacitação foi coordenada pelo Coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, Telmo Mesquita. Para o coordenador, identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa. “Acidente Vascular Cerebral é a segunda maior causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS) e uma das cinco principais doenças do mundo responsáveis por incapacidade”, afirma.

Piauí capacita profissionais da saúde na prevenção de doenças como AVC e IAM (Foto: Reprodução)“Mas é uma doença prevenível e os principais fatores de risco são o tabagismo, hipertensão, diabetes, sedentarismo, entre outros. Então, se a população controlar essas doenças certamente teremos uma redução no número de AVC. O programa vem contribuir nesse sentido, não apenas proporcionando o tratamento no tempo correto, mas também atuando na orientação para prevenção da doença”diz Telmo.

O Secretário de Estado da Saúde Neris Júnior destaca que as capacitações continuarão acontecendo, para que o Piauí possa contar cada vez mais com profissionais da saúde preparados e qualificados. “Estes foram somente os primeiros treinamentos realizados. Seguiremos capacitando nossos profissionais para que toda a nossa rede possa prestar um atendimento de qualidade para a nossa população”, fala o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES