Sintetro anuncia nova greve dos ônibus a partir do dia 21 em Teresina

O sindicato usará esse período para tentar fechar um acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT).

ty | ety
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO) anunciou nesta sexta-feira (11), após uma nova rodada de assembleias entre a categoria, uma nova greve dos motoristas e cobradores de ônibus a partir do dia 21 em Teresina, em mais uma tentativa de fechar a assinatura da convenção coletiva de trabalho, que assegura direitos dos servidores, como auxílio-alimentação e plano de saúde, além da regularização salarial.    

Em entrevista ao Meionorte.com, Francisco Antônio, advogado do sindicato, explicou que a data foi escolhida entre os trabalhadores para ter um prazo de mais 10 dias para tentar alinhar com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), um possível acordo para a convenção.

“Os trabalhadores decidiram marcar a greve para o dia 21, para ter 10 dias de negociações para chegar a um acordo com um Setut. Não é interesse do Sintetro parar, mas tivemos que tomar uma atitude para fechar o acordo. A gente deu mais esses 10 dias para avançar as negociações e dia 21 já está determinado. A Prefeitura, Câmara Municipal e Sintetro estão interessados em fechar o acordo. Se dentro desses 10 dias avançarmos nas negociações, a greve não irá ocorrer”, explicou.

De acordo com o advogado do sindicato, as negociações só dependem do Setut para fechar a convenção e quaisquer interesses do transporte público de Teresina. “O Sintetro quer negociar, a prefeitura, o governo quer negociar, a assembleia legislativa, só falta agora o setut querer negociar não só para resolver o problema dos trabalhadores, que é a ossa principal pauta, mas também como a questão do transporte público de Teresina, qie é de interesse de toda a sociedade”, completa. 

Na última terça-feira (08), representantes das partes e da prefeitura estiveram reunidos, mas uma proposta de acordo não foi apresentada. Diante disso, uma nova assembleia entre os trabalhadores foi marcada para hoje, onde foi definido o próximo passo. Em entrevista ao Meionorte.com, o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, informou que não houve uma proposta por parte do Setut em relação à convenção coletiva de trabalho. Uma paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus chegou a ser marcada na semana passada, mas foi adiada após uma reunião na Strans onde houve uma sinalização positiva para um possível acordo. 

Setut lamenta anúncio da greve

Em nota enviada à reportagem, o SETUT lamentou o anúncio da greve e informou que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí e da Superintendência Municipal de Transportes, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus, como também o recebimento por parte das empresas e vindo da Prefeitura, das gratuidades que passam mensalmente pelas catracas, a fim de poder repassar algo para os colaboradores do sistema.

“O Sindicato Patronal segue à disposição e aberto para o diálogo com os trabalhadores e com a Prefeitura, a fim de solucionar as dificuldades do setor destacando que o objetivo principal de ambos os lados, deve ser o atendimento das demandas dos passageiros. A greve não é no momento, o melhor caminho”, diz o sindicato. 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES