Sisu 2024: Candidatos podem se inscrever a partir da 00h desta segunda (22)

A divulgação da nota de corte pelo sistema ocorre a partir do segundo dia de inscrição.

Candidatos do Enem 2023 podem se inscrever a partir de Segunda-feira. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciou a contagem regressiva para as inscrições para a edição do Sisu 2024!  Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem se inscrever no processo seletivo a partir das 00h desta segunda (22) até às 00h desta quinta-feira (25). 

Durante este período, o sistema, gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, estará aberto de forma ininterrupta, até atingir o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

COMO É FEITA A INSCRIÇÃO? 

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu ocorre por meio do Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. Os participantes podem alterar suas opções de curso até o último dia de inscrição, sendo consideradas as duas últimas opções salvas ao término do prazo.

Os candidatos do Enem 2023 com nota na redação acima de zero podem se inscrever, exceto treineiros, para as 264.360 vagas oferecidas em 127 diferentes instituições, que podem exigir notas mínimas, porém se a nota não atender ao curso desejado, o sistema emitirá aviso.

Durante a inscrição, todos os participantes devem preencher o Perfil Socioeconômico para Lei de Cotas, indicando ensino médio, cor, quilombolismo, deficiência e preferências de cotas. As modalidades de concorrência da Lei de Cotas (LB_PPI, LB_Q, LB_PCD, LB_EP, LI_PPI, LI_Q, LI_PCD e LI_EP) estarão disponíveis com base no perfil socioeconômico registrado no sistema.

A combinação do Perfil e escolha (LB ou LI) determina a elegibilidade para a Lei de Cotas. 

COMO É CALCULADA A NOTA DE CORTE DE CADA CURSO QUE O SISU INFORMA COMO REFERÊNCIA?

Durante as inscrições, o Sisu calcula diariamente a nota de corte para cada curso, considerando o número de vagas e candidatos na modalidade de concorrência. É importante destacar que a nota de corte serve como referência, mas não garante a seleção. O cálculo não é em tempo real e varia conforme as notas dos inscritos. A divulgação da nota de corte pelo sistema ocorre a partir do segundo dia de inscrição.

Cronograma:

Inscrições: 22 a 25 de janeiro;

Resultado da primeira chamada: 30 de janeiro;

Matrícula dos selecionados na primeira chamada: 1º a 7 de fevereiro;

Inscrição na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES