Confira as universidades e vagas da edição do Sisu 2024; resultado do Enem sai terça (16)

O resultado do Enem sai nesta terça-feira (16) e as inscrições para o processo seletivo iniciam em 22 de janeiro.

Inscrições para o Sisu poderão ser realizadas no dia 22 de janeiro | Juca Varella/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A relação das instituições de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 já está disponível para consulta. Ao todo, são 127 universidades distribuídas pelo país, oferecendo 264.360 vagas. A maioria dessas oportunidades é destinada a cursos em tempo integral, sendo 121.750 vagas reservadas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sai nesta terça-feira (16) e o período de inscrições para o processo seletivo terá início em 22 de janeiro. Os estudantes têm a opção de escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista, disponibilizando 9.240 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com 8.788 e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 7.750 vagas.

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se destaca, oferecendo quase 6 mil vagas. Em segundo lugar está a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) com 4.215 vagas, seguida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com 2.610. Quanto à participação de instituições municipais, a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) no Paraná é a única representante, disponibilizando 86 vagas.

A partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano. O programa utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país. Criado em 2009, com implementação em 2010, o Sisu tradicionalmente realizava duas edições anuais, abrangendo o primeiro e o segundo semestre.

O sistema unifica as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior, abrangendo esferas federal, estadual e municipal. Para participar, os estudantes precisam ter realizado a última edição do Enem, não podendo ter obtido nota zero na prova de redação.

Durante o período de inscrição, é divulgada diariamente a nota de corte de cada curso, baseada nas pontuações dos candidatos inscritos até o momento. Os estudantes têm a flexibilidade de alterar a opção de curso até o último dia de inscrição.

A primeira edição de 2023 foi a de maior participação e oferta de vagas, com 226.399 oportunidades em 6.402 cursos de graduação em 128 instituições. Já a segunda edição disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, distribuídos por 65 instituições de educação superior.

Com informações da Agência Brasil

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES