Sob aviso de chuvas intensas, Salvador e cidades do interior têm enxurradas e alagamentos

Nos municípios do oeste da Bahia, prefeituras registraram mais de 600 desalojados.

Vias cobertas por água da chuva em Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia | Divulgação/João Batista
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde a noite de sexta-feira (26), Salvador e diversas cidades do interior da Bahia enfrentam fortes chuvas, resultando em alagamentos e desalojamentos. Segundo informações do g1, nos municípios do oeste da Bahia, prefeituras registraram mais de 600 desalojados. Apesar do cenário, não há registro de feridos ou desaparecidos.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), associada a um sistema de baixa pressão ao longo da costa do Nordeste, mantém o cenário de chuvas neste sábado (27), com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Na capital, pontos de alagamentos foram registrados em vias importantes como Avenida Paralela, Bonocô e Juracy Magalhães, causando lentidão no trânsito. Danos na rede elétrica resultaram em falta de energia em algumas áreas, como na Travessa Prudente de Morães, no bairro do Rio Vermelho.

A travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa devido às más condições de navegação. A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas. O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador informa que alguns bairros registraram grandes volumes de chuva nas últimas horas.

No sul da Bahia, as chuvas intensas também causaram transtornos. O Rio Cachoeira, em Itabuna e Ilhéus, subiu seis metros, arrastando plantas até a praia. Em Medeiros Neto, o Rio Alcobaça transbordou, deixando moradores ilhados e exigindo resgates pelos bombeiros.

As condições climáticas adversas afetaram o fornecimento de energia elétrica, com danos às estruturas elétricas e dificuldades de acesso às áreas afetadas. Cidades como Muquém de São Francisco e Wanderley registram desalojamentos e danos às residências. A prefeitura está mobilizando recursos para atender às necessidades da população afetada, incluindo abrigos temporários e apoio logístico.

Neste domingo (28), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. A Codesal informou ainda que há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES