Sobe para 11 o número de mortos devido às fortes chuvas no Rio; Paes decreta situação de emergência

Dez fatalidades foram registradas devido às intensas chuvas que assolaram a Zona Norte do Rio e a região Metropolitana.

Ruas alagadas no Rio; famílias foram removidas de suas casas. | Amadeu Queiroz/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Onze pessoas morreram devido às intensas chuvas que assolaram a Zona Norte do Rio de Janeiro e a região Metropolitana entre este sábado (13) e domingo (14). Por volta das 15h, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou situação de emergência na capital. O Centro de Operações Rio informou que a cidade atingiu o estágio operacional número 4, o segundo mais alto na escala de riscos. Em Niterói, o alerta é máximo.

Às 15h40, o balanço oficial dos bombeiros indicava 9 vítimas, mas a secretaria municipal de Saúde da capital informou ao G1 sobre mais uma vítima de deslizamento, no Morro da Pedreira, na Zona Norte do Rio, que não estava inicialmente contabilizada. Uma mulher permanecia desaparecida em Belford Roxo, e uma criança estava desaparecida em São João de Meriti por volta das 14h35.

O temporal resultou em alagamentos em vias, afetou a operação de linhas de ônibus e do metrô no Grande Rio. O Hospital Ronaldo Gazolla, na capital, teve o subsolo inundado e ficou sem energia. Alguns concursos e provas marcados para este domingo foram cancelados.

A Defesa Civil registrou mais de 30 bolsões d’água nas principais vias da cidade, 15 pontos de alagamento e cinco quedas de árvores. A Avenida Brasil ficou alagada nos dois sentidos, na altura de Irajá, e foi interditada durante a madrugada, sendo reaberta por volta das 11h30, com apenas a pista central no sentido Centro ainda interditada para o trabalho das equipes municipais.

No entanto, a Rodovia Washington Luís permanecia bloqueada por alagamentos em frente à Reduc por volta das 14h20, causando grande congestionamento. Uma pista reversível foi aberta no sentido Juiz de Fora, em Duque de Caxias, operando entre o km 109 e km 114.

Na manhã deste domingo, ainda persistia a ocorrência de chuva em diversos bairros da Zona Norte, levando o prefeito Eduardo Paes a recomendar que as pessoas evitassem a região. A previsão indicava a possibilidade de mais chuva.

Mortes e desaparecimentos:

- Uma mulher foi encontrada afogada dentro de casa em Acari.

- Em Ricardo de Albuquerque, um homem foi soterrado na rua Moraes de Pinheiro.

- No Morro da Pedreira, uma mulher morreu soterrada no deslizamento de um barranco.

- Em São João de Meriti, três pessoas faleceram, sendo uma por descarga elétrica e outra por afogamento.

- Em Nova Iguaçu, três óbitos foram registrados, incluindo o de uma mulher, moradora de rua, encontrada próximo ao córrego de Santa Eugênia.

- Em Comendador Soares, houve uma morte por afogamento.

- Duque de Caxias confirmou um óbito por eletrocussão às 14h30.

Uma mulher permanece desaparecida em Belford Roxo, onde também ocorreu uma morte. O carro em que ela estava teria sido arrastado para dentro do Rio Botas, na altura do bairro Andrade Araújo, na noite de sábado. O marido conseguiu escapar.

Em Irajá, Zona Norte da capital, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal ficou alagada, com várias viaturas, inclusive um blindado, submersas.

Em Nova Iguaçu, houve desabamento de imóvel, deslizamento de barreira e ameaças de queda de poste.

Bombeiros atenderam a mais de 180 ocorrências relacionadas às chuvas entre a manhã de sábado e a deste domingo, em todo o território fluminense. Ao todo, 29 sirenes foram acionadas em 16 comunidades do Rio, com moradores orientados a deixarem suas casas. O prefeito Eduardo Paes e o governador em exercício, Thiago Pampolha, pediram que a população evite deslocamentos e permaneça em casa, considerando a gravidade da situação.

Previsão de mais chuva

 previsão de chuva, de fraca a moderada, e céu predominantemente nublado, para este domingo. Segundo o sistema Alerta Rio, núcleos de chuva perdem intensidade, porém, permanecem atuando de forma contínua podendo ocasionar o aumento desses acumulados de chuva.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES