Sobe para 80 o número de mortos após os incêndios florestais no Havaí

A governadora do Havaí, Sylvia Luke, emitiu uma declaração de estado de emergência.

Sobe para 80 o número de mortos após os incêndios florestais no Havaí | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao menos 80 pessoas perderam suas vidas devido à série de incêndios florestais devastadores que ocorreu na ilha de Maui, no Havaí. Com esse número, esse se tornou o desastre natural mais mortífero da história do estado, segundo informaram autoridades locais neste sábado (12).

Conforme as informações, autoridades ainda alertaram que as equipes de busca com cães farejadores podem encontrar mais mortos. As chamas destruíram mais de 1 mil construções e fizeram com que milhares de pessoas deixassem suas casas.

A governadora do Havaí, Sylvia Luke, emitiu uma declaração de estado de emergência. Como medida preventiva, vias e instituições educacionais foram temporariamente fechadas, permitindo apenas o tráfego de pessoal envolvido em serviços de emergência.

População relatou cenas de terror devido ao incêndio | Foto: Zeke Kalua County of Maui

O incêndio de Lahaina que se espalhou do mato para a cidade ainda estava queimando, mas 85% contido. A ilha tem sirenes de emergência destinadas a alertar sobre desastres naturais e outras ameaças.

De acordo com o chefe do Corpo de Bombeiros, Bradford Ventura, a velocidade do incêndio tornou-se "quase impossível" para os socorristas da linha de frente se comunicarem com os funcionários de gerenciamento de emergência que normalmente forneceriam ordens de evacuação em tempo real.

Conforme a ocorrência aumentava, os efeitos foram evidentes nas ruas outrora animadas, agora preenchidas por carros carbonizados, e nos destroços fumegantes que testemunham onde edificações históricas ficavam. Conforme o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a intensificação dos incêndios resultou de uma interação complexa de fatores.

Além disso, a situação foi agravada pela presença de um furacão que contribuiu para a propagação das chamas em todo o estado. O cenário é ainda mais desafiador devido à persistência de ventos fortes e aos alertas em vigor para possíveis tempestades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES