Socorristas alcançam os 41 trabalhadores presos em túnel na Índia há 17 dias

As autoridades afirmam que o processo de resgate está prestes a começar, sendo que os trabalhadores serão retirados um de cada vez

Socorristas alcançam os 41 trabalhadores presos em túnel na Índia há 17 dias | Foto: Reprodução/YouTube Global News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (28), socorristas conseguiram alcançar os 41 trabalhadores da construção civil que ficaram presos em um túnel após um desabamento na região do Himalaia, no norte da Índia, há 17 dias. As equipes de resgate tiveram que quebrar rochas e remover escombros antes de instalar a última seção de um tubo de aço, que em breve será utilizado para resgatar os operários. As autoridades afirmam que o processo de resgate está prestes a começar, sendo que os trabalhadores serão retirados um de cada vez, utilizando macas com rodas através de um tubo estreito com 90 cm de largura.

"O trabalho para instalar uma tubulação no túnel para retirar os trabalhadores foi concluído", disse Pushkar Singh Dhami, ministro-chefe do estado de Uttarakhand, onde ocorreu o acidente. "A operação de resgate deve terminar em breve."

Três equipes, cada uma com quatro pessoas, entrariam primeiro na área onde os homens estão presos para prepará-los para serem retirados, disse Syed Ata Hasnain, membro da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres.

"Estamos envolvidos nisso há mais de 400 horas e estamos tomando todas as precauções de segurança até o final", disse ele a repórteres em Nova Déli, acrescentando que levaria de três a cinco minutos para remover cada um dos 41 trabalhadores presos.

Os trabalhadores, pertencentes à camada de baixa renda do estado mais carente da Índia, permanecem aprisionados no túnel de 4,5 km desde o acidente ocorrido em 12 de novembro. Embora tenham sido fornecidos alimentos, água, luz, oxigênio e medicamentos por meio de um tubo, as tentativas de cavar um túnel para resgatá-los foram frustradas por uma série de contratempos.

Devido a falhas nas máquinas e quedas de escombros, as agências governamentais responsáveis pela gestão da crise optaram, na última segunda-feira (27), por adotar um método de mineração manual para perfurar as rochas e cascalho de forma artesanal. Esse método perigoso e controverso é comumente utilizado para acessar depósitos de carvão por meio de passagens estreitas. Os mineiros, trazidos do centro da Índia, trabalharam durante a noite de segunda e romperam os cerca de 60 metros de rochas, terra e metal na tarde desta terça, no horário local.

Dezenas de trabalhadores de resgate com cordas, escadas e macas entraram no túnel e 41 ambulâncias foram alinhadas do lado de fora para levar os homens a um hospital a cerca de 30 km de distância. Além disso, helicópteros estavam prontos para transferir os trabalhadores para um hospital maior na cidade de Rishikesh, caso algum deles precise de atendimento especializado.

Uma instalação médica improvisada com 10 leitos e cilindros de oxigênio também foi montada dentro do túnel para aqueles que precisem de atendimento de emergência no local, disseram autoridades. Parentes dos homens presos, que estavam acampados perto do local, foram levados para dentro do túnel com bagagem, prontos para acompanhar os familiares.

"Agradecemos a Deus e aos socorristas que trabalharam muito duro para salvá-los", declarou à agência de notícias AFP Naiyer Ahmad, irmão de um dos operários presos que está acampado no local há duas semanas. "Quando ele sair, meu coração vai reviver novamente", disse à Reuters o pai de um trabalhador preso, que se identificou apenas como Chaudhary, sobre seu filho, Manjeet Chaudhary.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES