Strans exige aumento da frota de ônibus para o início das aulas em Teresina

A determinação do órgão não agradou o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

onibus | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a aproximação do início do ano escolar, volta a discussão sobre as condições do transporte público em Teresina. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) resolveu emitir na última semana uma nova ordem de serviço determinando que empresas e concessionárias aumentem a circulação de veículos em todas as zonas da cidade. A medida, no entanto, não agradou o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

A determinação da Strans exige que os consórcios coloquem nas ruas 250 unidades de ônibus até o dia 7 de fevereiro, data marcada para início das aulas da rede pública na capital. Atualmente Teresina tem apenas 182 ônibus circulando.

Em entrevista ao Meionorte.com, o gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, ressaltou que essa medida foi baseada em estudos realizados pelo órgão no acompanhamento da volta às aulas e verificação de aumento de casos de Covid-19 em Teresina. "Com a volta da presença de alunos na sala de aula, vamos precisar de mais ônibus, com a solicitação do aumento da frota estamos justamente prevendo que a demanda vai aumentar. Além disso, para que não ocorra lotação e maior risco de contaminação pelo coronavírus, essa ordem é ainda mais necessária, tudo foi estudado", falou Felipe Leal.

Ônibus em Teresina (Foto: Raissa Morais)

De acordo com o gerente, uma cláusula da ordem de serviço comunica que empresas que não obedecerem a diretriz passarão por um processo de investigação e estarão sujeitas ao pagamento de multas. Os terminais de integração, porém, permanecerão fechados. Conforme pontuou a Superintendência, as linhas de ônibus vão continuar com as rotas direto dos bairros.

A solicitação da Strans não agradou o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). Em nota divulgada nesta quarta-feira (2), a associação disse que a atual frota é suficiente para atender a demanda de passageiros e só vai aumentar a quantidade de ônibus nas ruas caso ocorra aumento de demanda.

Ainda na nota, o Setut pede ação da Prefeitura de Teresina. "[...] é importante salientar que mesmo não havendo demanda que justifique aumento de frota, o poder público poderá pagar para que sejam colocados mais ônibus à disposição dos passageiros. Haverá a quantidade necessária de acordo com a demanda. Em caso da Strans querer aumentar a frota, mesmo sem o aumento da demanda transportada, poderá fazê-lo, pois tem esse poder e direito. Contudo, terá que arcar com esse aumento de custo, antecipadamente", diz um trecho da nota.

Confira a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informa que detém frota suficiente para atender a demanda de passageiros. Caso ocorra aumento de demanda, a frota também aumentará.

Contudo, é importante salientar que mesmo não havendo demanda que justifique aumento de frota, o poder público poderá pagar para que sejam colocados mais ônibus à disposição dos passageiros.

Haverá a quantidade necessária de acordo com a demanda. Em caso da Strans querer aumentar a frota, mesmo sem o aumento da demanda transportada, poderá fazê-lo, pois tem esse poder e direito. Contudo, terá que arcar com esse aumento de custo, antecipadamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES