Tartaruga-verde resgatada em praia do Piauí morre após ingerir plástico

A tartaruga-verde foi achada encalhada pela estudante Grazzi Rocha na praia do Arrombado, em Luís Correia, no dia 4 de novembro.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Tartarugas do Delta (ITD), que realiza monitoramento de praias na região do Delta do Parnaíba, no Piauí, postou nas redes sociais registros de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) juvenil que morreu após ingerir uma grande quantidade de plástico. As imagens, divulgadas neste domingo (13), mostram o bicho sendo examinado por especialistas e o material encontrado no estômago do animal.

A tartaruga-verde foi achada encalhada pela estudante Grazzi Rocha na praia do Arrombado, em Luís Correia, no dia 4 de novembro. O animal foi resgatado e chegou a ser encaminhado para a unidade de reabilitação do Instituto Tartaruga do Delta, situado no Sesc Praia, mas não resistiu e morreu.

Tartaruga-verde resgatada em praia do Piauí morre após ingerir plástico (Foto: reprodução)

“No exame clínico, foi constatado que o animal apresentava dificuldade para respirar, presença de secreção ocular e nasal, quadro de caquexia e enoftalmia. Foi iniciado um protocolo terapêutico a base de fluidoterapia com suporte vitamínico e antibioticoterapia”, disse, em nota, o Instituto.

Após a avaliação, a tartaruga foi deslocada para a realização de exames complementares em uma clínica parceira do ITD, onde foi feito exame de imagem, sugerindo compactação em região de intestino e secreção pulmonar. O animal não resistiu e acabou morrendo. 

Tartaruga-verde resgatada em praia do Piauí morre após ingerir plástico (Foto: reprodução)

Segundo o ITD, foi confirmado o quadro de compactação na região do intestino e estômago por conta de uma grande quantidade de plástico, como embalagens de doces, canudo, sacola plástica, fragmento de cano PVC, fragmento de linha de pesca e linha de carretel (pipa), o que provocou complicações gastrointestinais na tartaruga.

Material plástico encontrado no estômago da tartaruga (Foto: reprodução)

Nas redes sociais, a estudante Grazzi Rocha lamentou a morte do animal. “Ver uma vidinha tão linda que se foi por nossa culpa, é doloroso”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES