“Temos que minimizar os impactos da pandemia”, diz presidente da FWF

A Fundação Wall Ferraz promoverá um amplo debate sobre o mercado de trabalho

Presidente da FWF, Maykon Silva | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Wall Ferraz (FWF) promoverá a partir desta quinta-feira (17/02) e estenderá até sexta-feira (18/02), às 8h da manhã, um amplo debate sobre o mercado formal e informal de Teresina, com a participação de gestores e técnicos de várias secretarias municipais, que serão capacitados durante os dois dias, no Centro de Capacitação, do bairro Vermelha. 

Essa iniciativa irá ajudar a identificar os desafios da FWF e definir as ações que deverão ser executadas para superar os problemas existentes, tendo como base, o mapeamento do mercado de trabalho e a demanda por cursos na capital, feito por uma empresa de consultoria. Em entrevista ao Jornal Meio Norte, o presidente da FWF, Maykon Silva, falou sobre essa nova ação de fortalecimento institucional da fundação.

Presidente da FWF, Maykon Silva | foto: Divulgação

JMN – Qual o objetivo do evento?

M.S. - Queremos oferecer uma visão abrangente da população e do mercado de trabalho formal e informal de Teresina. Será uma capacitação voltada para os gestores da FWF e ofertada também, ao público das demais secretarias do município que utilizam estes dados para pensar suas ações e a elaboração de políticas públicas próprias.

JMN – Este é um grande desafio para os gestores públicos nesse momento?

MS – Com a sociedade e eleitores cada vez mais exigentes e impacientes, além das restrições de recursos financeiros, precisamos “fazer mais com menos recursos”. Temos que minimizar os impactos profundos da pandemia no mercado de trabalho, que geram incertezas sobre o futuro. Sem contar  as mudanças aceleradas na sociedade provocadas pela hiper-conectividade, população mais idosa, e as expectativas dos jovens em relação ao trabalho. 

Esses fatores afetam a nossa capacidade de prestar nossos serviços e ao mesmo tempo os tornam mais relevantes para a população teresinense, uma vez que a qualificação profissional contribui para a geração de renda, para o empreendedorismo e para a inserção no mercado de trabalho. 

JMN – É a vez da qualificação profissional?

MS - Teresina já tem mostrado sua força na educação fundamental: em 2019 o município alcançou 7,3 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental I na rede pública. Ficamos em primeiro lugar entre os 100 maiores municípios brasileiros. 

Em 10 anos passamos da 51ª posição para a primeira. Nesta década poderemos nos tornar, também, a capital de destaque na qualificação profissional: segundo o IBGE, em Teresina ¼ da população de 14 anos ou mais, frequentavam ou já havia frequentado curso de qualificação profissional no ano de 2019: percentual mais alto que o observado em capitais vizinhas como São Luís (16%) e João Pessoa (20%), e mesmo maior do que a média brasileira. 

JMN – Como combater o desemprego crescente? 

MS - Nosso desemprego está aumentando, sobretudo entre os mais jovens. No segmento de 18 a 24 anos o desemprego chega a 37%, percentual superior à da média brasileira e do estado do Piauí. Esses números  deixam evidentes os desafios que temos pela frente. 

Por outro lado, aumenta a quantidade de pessoas que buscam renda por meio do trabalho “por conta própria”. Entre 2014 e 2019 houve aumento de 30% na população de trabalhadores por “conta própria”, chegando a 27% dos homens e 28% das mulheres. Estas pessoas precisam de qualificação básica nos seus ofícios e também de conhecimentos transversais que as permitam atender aos clientes, precificar e vender seus trabalhos, além do domínio de conhecimentos básicos de redes sociais para poderem negociar seus produtos e serviços no mundo virtual. 

JMN – Debates como este promovido pela FWF, contribuem, de fato, para termos melhores perspectivas para o mercado de trabalho de Teresina?

MS - Nesse cenário nossa responsabilidade é cada vez maior com a população de Teresina como um todo, mas sobretudo com os jovens que chegam ao mercado de trabalho cheios de expectativas. Conhecer nossa realidade com base em dados e evidências é condição básica para possamos nos fortalecer enquanto fundação e secretarias do município para que possamos  agir de forma estratégica, cumprindo nossa missão e nosso propósito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES