Terapia ocupacional promove qualidade de vida e bem-estar para idosos

A terapia ocupacional tem sido um importante aliado dos idosos do Lar de Santana para a manutenção da qualidade de vida e bem-estar.

Terapia ocupacional com idosos do Lar de Santana | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada da terceira idade crescem os desafios para realizar diversas atividades do dia a dia, até mesmo as mais simples. Escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupa, se alimentar, beber água e segurar objetos podem se tornar um fardo para o idoso.

Diante dessa realidade a terapia ocupacional (TO) tem sido apontada como um importante aliado das pessoas com mais de 60 anos para a manutenção da qualidade de vida e bem-estar. Área do conhecimento voltada para a prevenção e o tratamento de condições cognitivas, afetivas ou psicomotoras, a TO atua na manutenção das funções corporais e psicológicas do idoso, buscando promover a sua autonomia e autoestima.

Idosa no Lar de Santana, casa mantida pela Ação Social Arquidiocesana | FOTO: Divulgação

No Lar de Santana, instituição de longa permanência para idosos administrada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), os encontros de terapia ocupacional acontecem nas manhãs de segunda a sexta-feira. A terapeuta ocupacional Margleide Machado explica que as atividades lúdicas e psicomotoras desenvolvidas nos atendimentos da TO auxiliam no controle de doenças tais como o Alzheimer, além de possibilitar aos idosos terem mais independência na realização de suas atividades diárias, ajudando-os a redescobrirem a alegria de viver.

“Buscamos sempre trabalhar no sentido de melhorar as limitações impostas pela idade, realizando atividades que sejam do interesse do idoso e focando no indivíduo como um todo, olhando para além da doença”, ressalta. Neste “Fevereiro Roxo”, a doença de Alzheimer foi o foco das campanhas de conscientização.

Convivência

Um outro importante benefício da terapia ocupacional é o estímulo para convivência social e as relações interpessoais. Irmã Cândida de Jesus, coordenadora do Lar, destaca que as atividades da TO estão entre as ações preferidas pelos idosos, fortalecendo a convivência dos acolhidos pelo local. “Tanto as atividades em grupo quanto individuais contribuem para fortalecer os vínculos e melhorar ainda mais a convivência entre os idosos, além de estimular a mente, para que eles passem a lidar melhor com os próprios sentimentos nesta fase tão especial que é a terceira idade”, destaca irmã Cândida.

Terapia ocupacional traz inúmeros benefícios para idosos do Lar de Santana | FOTO: Divulgação

Para a terceira idade, o principal objetivo da terapia ocupacional é manter no idoso a vontade de viver e mostrar para ele que o mundo continua cheio de possibilidades. E é assim que dona Alice Fernandes, de 83 anos, vivencia as atividades da TO junto aos demais acolhidos pelo Lar de Santana.

“Para mim é uma alegria muito grande poder sempre participar. Me ajuda a não ficar parado, ocupando a mente e dando alegria de viver. Gosto muito de fazer as atividades, pois me sinto melhor com a atenção e o respeito que eu recebo de todos aqui. Faz a gente enfrentar a vida com alegria e confiança”, afirma dona Alice.

Terapia ocupacional estimula idosos | FOTO: Divulgação

A terapia ocupacional é parte integrante da dinâmica de funcionamento do Lar de Santana desde a sua fundação em 2015Entre as ações desenvolvidas pela TO no local estão atividades de reabilitação cognitiva e motora, jogos, contação de histórias e atividades de estímulo à coordenação motora fina tais como colagem e pintura, utilizadas como estratégia para evitar a perda da memória e minimizar o aparecimento de demências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES