Terceiro grupo de brasileiros inicia processo para deixar a Faixa de Gaza

A autorização para deixar o território palestino foi concedida a 34 pessoas pelas autoridades israelenses

Terceiro grupo de brasileiros inicia processo para deixar a Faixa de Gaza | Imagem: Wikimedia Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (21), aproximadamente às 5h no horário de Brasília (10h no horário local), o terceiro grupo de brasileiros e seus familiares iniciou o processo de imigração na passagem de Rafah, localizada na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Autoridades israelenses concederam permissão a 34 pessoas para deixarem o território palestino, e o número final de concluintes será divulgado após o término da operação.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30, partirá do Rio de Janeiro às 7h desta quinta-feira (21) com destino ao Cairo, no Egito, para realizar a repatriação. A previsão é de que o grupo chegue a Brasília no sábado (23), às 8h.

Esta operação de resgate é a terceira em Gaza e ocorre após Israel rever sua decisão de veto aos pedidos de repatriação do Brasil, autorizando a saída de 16 pessoas. Em 8 de dezembro, Israel vetou 24 nomes enviados pelo Brasil, levando muitas pessoas a desistirem da viagem por não quererem deixar seus parentes para trás. No total, apenas 47 das 102 pessoas que solicitaram resgate retornaram ao Brasil.

A revisão posterior permitiu a saída das 16 pessoas inicialmente vetadas, possibilitando que familiares que haviam desistido também embarcassem para o Brasil. Das 34 autorizadas a deixar Gaza, 16 possuem dupla nacionalidade, 17 são palestinos, e uma é classificada como internacional.

No entanto, oito pessoas permanecem impedidas de deixar Gaza, sem esclarecimento sobre os motivos dos vetos, segundo fontes diplomáticas. O pedido de revisão foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao chanceler de Israel, Eli Cohen, durante uma reunião em Buenos Aires no dia 9 deste mês, onde ambos participaram da posse do presidente argentino Javier Milei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES