Teresina terá medidas de isolamento mais rígidas no final de semana

Firmino Filho já assinou o decreto que regulamenta a primeira fase da retomada da economia em Teresina.

Teresina terá medidas de isolamento mais rígidas no final de semana | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de Teresina ter apresentado a menor taxa de crescimento de contaminados pela Covid-19 desde o início da pandemia, segundo a 11ª etapa da pesquisa sorológica, apontando uma possível chegada ao pico da doença, a capital, assim como todo o estado do Piauí, ainda contará com medidas rígidas de isolamento social durante este sábado (04) e domingo (05). 

O decreto Nº 19.868, assinado na última terça-feira (30) pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), busca conter o avanço da disseminação do vírus e preparar a cidade para o início da reabertura econômica, já na próxima segunda-feira, dia 06 de julho. As medidas estão mais rígidas desde a esta quinta-feira (02) e seguem assim até o domingo, restringindo o funcionamento de algumas atividades. O líder municipal disse que há três semanas o ritmo de crescimento da infecção pelo novo coronavírus vem apresentando uma redução, possibilitando assim, já tentar uma retomada gradual da economia. 

Teresina terá medidas rígidas de isolamento no fim de semana

Nesta sexta (03), assim como na quinta-feira (01), foi decretado ponto facultativo nos órgãos públicos municipais para aumentar as taxas do isolamento social.

Durante toda esta sexta-feira, poderão funcionar os mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; serviços bancários; casas lotéricas; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo; farmácias e drogarias, serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências.

Já no final de semana as restrições serão mais rígidas, com limitação ainda maior do funcionamento de várias atividades econômicas na cidade. Assim, no sábado e domingo, poderão funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação e situações comprovadas de urgências e emergências. Supermercados estarão fechados. 

A decisão pela retomada gradual, com protocolos rígidos de segurança, também foi reforçada pelo governo do Estado do Piauí através do resultado da nona rodada da pesquisa sorológica realizada entre os dias 27 e 30 de junho em 11 municípios piauienses. A pesquisa apontou que o Estado teve a menor índice da Taxa de transmissão  da Covid-19.

Piauí registrou menor índice de transmissão (Divulgação)

Firmino assina decreto para retomada

Firmino Filho assinou decreto nesta sexta, com normas de funcionamento, controle, higiene, convívio e de comportamento para o retorno das atividades econômicas e sociais em Teresina. Nessa primeira fase, estarão autorizados a funcionar os setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. Continua suspenso o funcionamento de escolas, bares, restaurantes, shoppings e de todos aqueles setores que geram aglomerações ou não citados no decreto.

Segundo o documento, o funcionamento dos setores do varejo autorizados a funcionar deve ser feito através do sistema de delivery ou drive-thru. Não será permitida a entrada de clientes nos estabelecimentos. O comércio de peças e acessórios para veículos e motocicletas poderá abrir a partir do dia 13, das 9h às 15h. Já o comércio varejista e atacadista de materiais de construção estará autorizado a fazer a entrega de produtos aos compradores no período das 8h30 às 14h30. No caso das atividades da construção civil, as obras poderão ser retomadas de terça à quinta-feira.

VEJA O DECRETO

Firmino assina decreto para primeira fase da retomada em Teresina

As medidas serão fiscalizadas pela Vigilância Sanitária Municipal, em articulação com os serviços de vigilância Sanitária federal e estadual, e com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – Strans, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – Setrans/PI. 

Neste sentido, estes órgãos reforçarão a orientação e fiscalização no que diz respeito às proibições sobre aglomeração de pessoas; circulação em grande número de pessoas em locais públicos; consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e direção sob efeito de bebida alcoólica.

Governo do Piauí divulga protocolos para retorno de atividades

O Governo do Piauí publicou, no Diário Oficial do Estado, os decretos relativos aos protocolos específicos com medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19 para quatro setores que poderão reabrir. A partir de segunda-feira (06), poderão funcionar, atendendo às condições dos protocolos específicos e o protocolo geral de recomendações higiênicas e sanitárias, os setores de saúde animal, saúde humana, cadeia de serviços automotivos e construção civil.

CONFIRA TODOS OS PROTOCOLOS  

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES