Timon realiza planejamento estratégico para combater a Varíola dos Macacos

A reunião contou com a Secretaria Municipal de Saúde (Sems), junto à equipe da Vigilância Epidemiológica, e os representantes da Rede de Atendimento de Saúde.

Timon realiza planejamento estratégico para combater a Varíola dos Macacos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (15), foram definidas estratégias de combate e o fluxo de atendimento dos pacientes suspeitos da doença Varíola dos Macacos, em Timon. 

“Como medida preventiva, já realizamos um treinamento para que as equipes pudessem estar cientes de todas as especificidades da Monkeypox e isso preparou os profissionais para rapidamente identificar qualquer possível caso suspeito. Medidas rápidas e eficazes aceleram o processo de diagnóstico do paciente que realiza os exames necessários e diminui as chances de contaminação. Casos suspeitos já são isolados em domicílio quando não há necessidade de internação, essas são medidas já pré-definidas”, explica Márcio Sá, secretário de saúde de Timon.

O município detectou dois casos suspeitos da doença que estão sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Os dois são homens e não tem histórico de viagens.

“O município está preparado para atender os casos da doença. A pessoa com sintoma pode procurar qualquer UBS do município, a UPA ou o Hospital do Parque Alvorada (HPA) para realizar a triagem e a consulta médica onde todos os cuidados e coletas serão realizados para um diagnóstico prévio de caso suspeito da doença e o início do tratamento. Além das orientações posteriores até que o resultado dos exames laboratoriais confirmem ou descartem a doença”, explica Clayre Anne Vasconcelos, coordenadora da epidemiologia do município.

A reunião contou com a presença da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), junto à equipe da Vigilância Epidemiológica, e os representantes da Rede de Atendimento de Saúde do município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES