Tribunal de Justiça autoriza corte de ponto de servidores em greve

A medida afeta todos os servidores federais do País.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou ontem a União cortar o ponto dos servidores federais em greve. Com a decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler, cai a liminar obtida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF), que impedia o desconto já autorizado pelo Ministério do Planejamento na folha de julho. A medida afeta todos os servidores federais do País e abre precedente para greves de funcionários de outras esferas da administração pública.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) entendeu na semana passada que o corte poderia ocorrer somente se a greve fosse considerada ilegal ou abusiva. O ministro Pargendler também defendeu que o governo pode negociar a compensação dos dias sem desconto de remuneração e declarou que ?cabe à administração definir pelo desconto?. Hoje, o primeiro ministério a anunciar o corte de ponto deve ser o da Educação, que já ontem preparava orientação neste sentido.

Apesar da decisão, a paralisação deve ganhar hoje a adesão dos Policiais Federais.

Ontem pela manhã, administrativos da UFRJ fecharam duas entradas do campus da Ilha do Fundão, tumultuando o trânsito. No fim do dia, o Ministério do Planejamento apresentou proposta de reajuste de 15,8% para categoria (182 mil ao todo nas universidades e nos institutos federais do País), com impacto de R$ 1,7 bilhão até 2015.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES