TV ainda é uma das principais fontes de conteúdo na área rural, diz estudo

Com a chegada do sinal digital, milhões de pessoas podem ter acesso à imagem de TV com maior qualidade.

Nova parabólica para ter acesso ao sinal digital já está disponível para quem tem cadastro em programas sociais | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A televisão continua sendo uma das principais fontes de informação e entretenimento para a propulação que vive nas zonas rurais brasileiras. De 2019 para 2021, o sinal da TV parabólica esteve presente em cerca de 45% dos domicílios do campo que tinham o aparelho, equivalente a quase 4 milhões de famílias, segundo dados do módulo temático de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD TIC). 

Outra pesquisa, de caráter qualitativo, encomendada pela Siga Antenado à consultoria Denker, revelou que, dentro do grupo analisado, os programas de TV ainda ocupam o primeiro lugar em relação ao consumo de conteúdos diversos no campo, em todas as cinco regiões brasileiras. Na sequência, aparece o rádio e redes sociais, entre elas, Facebook, Instagram e WhatsApp.

Com a chegada do sinal digital, milhões de pessoas podem ter acesso à imagem de TV com maior qualidade, contudo, para isso, é preciso migrar da parabólica tradicional para a parabólica digital. Segundo o Ministério das Comunicações, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal e que têm a parabólica tradicional funcionando em casa, podem solicitar o agendamento e a instalação de uma parabólica digital.  

A estimativa da Pasta é que cerca de 1,5 milhão de pessoas devem ser beneficiadas em todo o país. Caso a troca dos equipamentos não seja feita, essas pessoas podem ficar sem a principal ferramenta de acesso a informação e entretenimento.

Segundo a Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa -- EAF, acompanhada pelo Ministério das Comunicações - MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel), a troca do kit de TV Parabólica com sinal digital para famílias do CadÚnico já está disponível em mais de 292 municípios dos estados da Região Nordeste. No final de fevereiro, a Siga Antenado iniciou o agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital em mais 439 cidades

"A medida se faz necessária por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o 5G seja implantado na região - e implica na transferência da banda C para a banda Ku, com sinal digital, melhor qualidade de som e imagem. Como a nova tecnologia funcionará na frequência que atualmente é ocupada pela parabólica convencional, quem não substituir o equipamento antigo terá interferência na transmissão televisiva.", informou a entidade.  

COMO FAZER O AGENDAMENTO

Para agendar a instalação da antena de TV parabólica digital, a família deve entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É preciso informar dados pessoais, CPF e o NIS.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm uma parabólica antiga instalada e funcionando têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. O agendamento da instalação é feito pela Siga Antenado. Para verificar se tem direito à troca gratuita da parabólica, é preciso acessar o site clique aqui ou ligar para 0800 729 2404.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES