Txai Suruí cita a importância de demarcar terras contra mudanças climáticas

A demarcação de terras é uma das pautas principais do movimento indígena atualmente. Ela explica o porquê.

Txai Suruí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indígena Txai Suruí atraiu os holofotes do mundo todo em 2021, ao discursar na abertura da COP16, a Conferência do Clima das Nações Unidas, ocorrida em Glasgow, na Escócia. A única brasileira e indígena latino-americana a discursar na abertura do evento apresentou um discurso de impacto ao cobrar ações urgentes para conter os avanços das mudanças climáticas. 

Txai é criadora do movimento Juventude Indígena de Rondônia, coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e mais recentemente se tornou jovem conselheira do Pacto Global da ONU. Em todos os lugares que frequenta leva consigo a responsabilidade de defender pautas que julga fundamentais para pensar um outro Brasil, com mais respeito à floresta e aos povos que nela vivem. 

Txai Suruí | foto: Divulgação 

Para ela, o Brasil está na contramão das questões de proteção ambiental. "O Brasil prometeu, por exemplo, acabar com o desmatamento até 2028, mas a realidade é outra. Na verdade, os ataques ao meio ambiente têm aumentado. Por isso, acho importantíssimo fortalecer as leis ambientais e os órgãos ambientais do país — o Brasil precisa respeitar os povos originários. É preciso entender a importância dos indígenas quando falamos em cuidar do meio ambiente", disse a jovem de 25 anos, em entrevista para a Ecoa.

Demarcação de terras indígenas

A demarcação de terras é uma das pautas principais do movimento indígena atualmente. Ela explica o porquê.

"Nós temos uma relação diferente com a terra. Faz parte de quem nós somos. O nosso território faz parte da nossa cultura, da nossa construção como comunidade. Uma coisa que está clara é a importância das pessoas para a preservação da floresta hoje. A gente tem que ter um olhar socioambiental. Quando se preserva uma terra indígena, se preserva o meio ambiente", relata. 

E acrescenta: "Nossos territórios são as melhores barreiras contra o desmatamento. E demarcar terras vai muito além da preservação. Nós também estamos criando soluções importantes que colocamos em prática dentro dos territórios para recuperar o que foi degradado", destaca em entrevista para a ECOA.

Txai Suruí | foto: Divulgação

Luta de todos

Filha da indigenista Neidinha Suruí e do cacique Almir Suruí, dois grandes expoentes quando o assunto é defesa dos povos originários e do meio ambiente, Txai acredita que para contornar a crise ambiental será necessário um esforço coletivo de todos os setores da sociedade, inclusive governantes que serão eleitos no fim do ano e o fortalecimento das leis e órgãos ambientais no país. 

"Eu acho que eles [governantes] têm que olhar para o meio ambiente. Tem que olhar para as mudanças climáticas como uma pauta suprapartidária. Essa não pode ser pauta de um governo específico, de um candidato específico. Olhar para o meio ambiente vai além de ser de esquerda ou de direita. É qualidade de vida para todo mundo. Os políticos precisam ouvir o povo, escutar as pautas dos povos indígenas, da juventude, das mulheres, dos negros... Escutar o que temos a dizer para construir um país melhor para todos.", destacou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES