Ucrânia será convidada a entrar na Otan, mas não agora, diz secretário

Jens Stoltenberg, líder da aliança militar, afirmou que convite a Kiev será feito apenas 'com as condições ideais'

Ucrânia será convidada a entrar na Otan, mas não agora, diz secretário | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) anunciou nesta terça-feira (11) que a Ucrânia será convidada a integrar a aliança assim que as condições ideais forem estabelecidas. O comunicado foi divulgado após o encerramento do primeiro dia da cúpula dos países membros do grupo. "Vamos convidar a Ucrânia (a fazer parte da Otan) quando os países membros concordarem e as condições forem atendidas", disse nesta terça-feira (11) o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg.

A posição da OTAN, que reflete a divergência entre os países membros em relação à adesão da Ucrânia, causou irritação ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e resultou em uma crise entre Kiev e a OTAN. Desde o início da guerra no país em fevereiro de 2022, a OTAN tem apoiado e fornecido armas ao Exército ucraniano.  

Zelensky expressou críticas à falta de prazos e clareza, já que seu país tem buscado ingressar na aliança militar por vários anos, e a possibilidade dessa adesão foi uma das razões alegadas pela Rússia para invadir a Ucrânia no início do ano passado. Anteriormente, ele classificou como "absurda" a hipótese de a OTAN não aprovar a criação de um processo para a entrada da Ucrânia no grupo.

As declarações de Stoltenberg refletem o teor de um comunicado emitido pelos líderes da OTAN durante a cúpula realizada na terça-feira em Vilnius, na Lituânia. Questionado sobre as críticas de Zelensky, Stoltenberg disse: "Nunca houve uma mensagem mais forte da Otan em nenhum momento, tanto no que diz respeito à mensagem política do caminho a seguir para a adesão quanto ao apoio concreto dos aliados da Otan." 

Os Estados Unidos, que recentemente aprovaram o envio controverso de bombas de fragmentação ao Exército ucraniano, lideram o grupo dentro da OTAN que se opõe à entrada imediata da Ucrânia na aliança. Em vez disso, essa facção da OTAN defende o fornecimento de armas ao Exército russo. Zelensky expressou abertamente sua decepção com a opinião de seu maior aliado no Ocidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES