Vacina contra a dengue será limitada na rede privada, diz Laboratório

De acordo com o laboratório, o objetivo é atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal.

Vacina QDenga é usada no Brasil desde o ano passado | Reprodução EPTV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fornecimento da vacina contra a dengue, produzida pelo laboratório japonês Takeda, para a rede privada sofrerá limitações, segundo informou a empresa nesta segunda-feira (5). O imunizante Qdenga será aplicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e já está sendo comercializado nas farmácias do Brasil, mas de acordo com a empresa, a prioridade agora é atender quem já tomou a primeira dose.

"O fornecimento da vacina contra a dengue, Qdenga, no mercado privado brasileiro, será limitado para suprir e priorizar o quantitativo necessário para que as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante na rede privada completem seu esquema vacinal, de acordo com a posologia de duas doses subcutâneas", informou o fabricante em nota.

Na rede privada, a vacina Qdenga é aplicada desde o segundo semestre de 2023. De acordo com o laboratório, o objetivo é atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), por isso, também, a empresa não fará contratos descentralizados para atender estados e municípios. Segundo a Takeda, "compromissos firmados com os municípios anteriormente à incorporação no SUS serão plenamente honrados".

São esperadas mais de 6,6 milhões de doses até o fim de 2024 e há a previsão de mais 9 milhões de doses a serem disponibilizadas para o país até 2025.

Na rede pública, a vacinação contra a dengue deve ter início neste mês de fevereiro e vai priorizar a vacinação de crianças de 10 a 14 anos, por estarem entre o público com maior número de internações pela doença. O Ministério da Saúde definiu uma lista de cerca de 500 municípios em 16 estados para a imunização.

Quem pode se vacinar com a Qdenga?

De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos.

Além disso, podem se vacinar com a Qdenga tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. Essa é a primeira vacina liberada no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.

Mas não pode ser imunizado com a vacina quem tem as seguintes condições:

  • Alergia a algum dos componentes
  • Sistema imunológico comprometido
  • Imunosuprimidos
  • Gestantes e lactantes


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES