Vans alternativas voltarão a circular com bilhetagem eletrônica em Teresina

Desde outubro de 2021, uma Portaria da Strans determinou o bloqueio do uso do CCIT nas vans alternativas.

Transporte alternativo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vans alternativas devem voltar a circular com uso de bilhetagem eletrônica até o final deste mês. Esta é a previsão do presidente do Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI), Trajano Paulo, após a revogação de uma Portaria da STRANS que há um ano inviabilizou o pagamento das passagens nas vans através do cartão magnético. 

A Portaria n.º88/2021, publicada pela Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina (STRANS) em outubro de 2021, determinou o bloqueio do uso do CCIT - ControlCIT nas vans alternativas. Uma nova portaria foi editada e deve ser publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias. 

Em entrevista ao Meionorte.com, Trajano Paulo explicou que a medida que prejudicou o transporte público na capital completou um ano nesta terça-feira (11).  

"Há exatamente um ano o antigo superintendente fez essa portaria, não aceitou conversar e o novo superintendente aceitou conversar com a gente. A atitude dele juntamente com Dr. Pessoa, foi de revogar essa portaria sem sentido. Agora, essa portaria tem que ser publicada e a STRANS deve encaminhar a decisão para o SETUT para que as vans voltem a funcionar com o validador", informou.  

Vans voltarão a circular com bilhetagem eletrônica | FOTO: Divulgação

O presidente da Cooperativa dos Transportes Alternativos de Teresina (COOTATHE), Marcus Vinicius de Morais e Silva, em entrevista ao Meionorte.com, informou que os proprietários vêm amargando perdas significativas

"Estimamos uma perda de 83% da renda, estávamos quase desistindo porque já ia fazer um ano sem bilhetagem. Não estava dando para pagar nem motorista. O proprietário do alternativo estava trabalhando o dia todo para poder manter o alternativo", lamentou.

Em ofício enviado à STRANS, a COOTATHE solicitou o desbloqueio do CCIT e destacou que ficou difícil a continuidade dos serviços prestados pelos veículos devido à grande perda de receita com a falta de passageiros que usam exclusivamente os cartões.

Previsão de retomada

Para Marcus Vinícius, com a revogação do bloqueio das máquinas o serviço voltará a ser ofertado nas vans alternativas nos próximos dias.  "Amanhã é feriado, mas até sexta-feira já estaremos funcionando. É uma conquista da categoria mas quem mais vai ganhar é a população que estava pagando R$4,00 tendo o cartão com os passes e as vans não estavam passando os cartões", finalizou o presidente da COOTATHE. 

Na avaliação de Trajano Paulo, a previsão para o retorno é um pouco maior, devido aos trâmites de adequação às exigências da STRANS.

"A partir de amanhã vamos tratar de documentação, o cumprimento das exigências da STRANS, tais como GPS, disco de tacógrafo, nova documentação dos operadores. Mas eu acredito que já já estarão todas nas ruas. Com isso quem ganha é a população que vai ter mais uma opção de transporte novamente que nunca deveria ter parado, mas a gente vai retornar imediatamente", destacou o presidente do SINTRAPI. 

Justiça suspende efeitos da Portaria que bloqueou sistema nos alternativos

O SINTRAPI havia entrado na Justiça para requerer a suspensão da Portaria 88/2021, assegurando o direito da utilização do CCIT - ControlCIT.

A decisão do Juizado de Direito da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina saiu no último dia 5 de outubro de 2022. "A urgência da medida encontra-se a possibilidade de inviabilização do serviço do transporte público. Ante ao exposto, considerando nas razões expostas e com fundamento DEFIRO o pedido de tutela provisória de urgência  pois presentes os pressupostos do artigo 300 do CPC, para determinar a suspensão (temporária) da produção dos efeitos da PORTARIA Nº88 /2021, DE 17 DE AGOSTO DE 2021.CITE-SE a parte ré para apresentar contestação, no prazo de 15 dias quanto aos requeridos e no prazo de 30 dias quanto ao demandado , conforme art. 183 CPC.Intime-se. Cumpra-se".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES