Veja o que abre e o que fecha durante o carnaval 2022 em Teresina

O comércio no Centro e nos bairros de Teresina não irá funcionar durante o Carnaval, já os shoppings centers vão abrir todos os dias

funcionamento | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do cancelamento do carnaval de rua devido ao crescimento de casos de contaminação de Covid-19 com a variante ômicron, a Prefeitura de Teresina e o Governo do Piauí mantiveram o ponto facultativo na segunda (28), na terça (1º) e na quarta-feira (2) até o meio-dia. 

Veja o que abre e fecha durante o feriado de carnaval 2022 - Foto: Estadão Conteúdo 

Com isso, alguns serviços alteraram o funcionamento.
 O comércio no Centro e nos bairros de Teresina não irá funcionar durante o Carnaval, já os  shoppings centers vão abrir todos os dias.

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), já havia decidido suspender diversos eventos culturais na cidade durante o período de carnaval. 

Também foi levado em consideração o decreto do Governo do Piauí que veda “a realização de festividades e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, públicos e privados, especialmente eventos pré-carnavalescos ou carnavalescos, incluindo desfiles de escolas de samba e blocos de carnaval, e a concessão das respectivas licenças e autorizações, ficam vedadas a realizações de conferências, convenções, feiras comerciais e retiros de qualquer natureza".


Veja o que abre e fecha durante o carnaval:

Prefeitura de Teresina

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), assinou um decreto determinando que   haverá ponto facultativo no Carnaval nos órgãos que compõem a administração municipal. Ou seja, os servidores do município não vão trabalhar nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.

Governo do Piaui

O Governo do Piauí decretou ponto facultativo para os servidores públicos nos dias 28 de fevereiro, 1º (Carnaval) e 2 de março até o meio-dia (quarta-feira de Cinzas). As informações constam no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (21/02).  Desse modo, o funcionamento dos órgãos estaduais será normal até a sexta-feira (25), retornando as atividades na quinta-feira, 3 de março, sem prejuízo para as atividades essenciais, tais como segurança e saúde.

Comércio

O comércio no Centro e nos bairros de Teresina não irá funcionar durante o Carnaval. A decisão foi tomada na última quarta-feira (23), após assembleia geral do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI). Dessa forma, os estabelecimentos comerciais de rua da capital funcionarão normalmente até o próximo sábado (26), mas permanecerão fechados na segunda-feira (28) e terça-feira (01), reabrindo apenas na quarta-feira (02) ao meio dia.

Shoppings centers 

Os três shoppings centers de Teresina estarão de portas abertas durante o período da folia de momo e vão funcionar normalmente de sábado (26) a terça (01). As lojas, quioques e praça de alimenação vão funcionar de 10h às 22h, assim como parque de diversão e cinemas.

Bancos

Os bancos não terão expediente nas agências bancárias no carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. O expediente será retomado na Quarta-Feira de Cinzas, 2 de março, a partir das 12 horas, com o encerramento no horário regular.

Supermercados

Neste feriado de Carnaval, entre os dias 26 de fevereiro a 01 de março, as unidades do Pão de Açúcar funcionarão normalmente em Teresina, das 6h às 22h. Já o Mercado Extra, localizado na avenida Barão de Gurgueia, também seguirá com atendimento normal ao público nos referidos dias comemorativos, funcionando das 6 às 22h.

Correios

Na segunda e na terça não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também não funcionará na segunda nem na terça, mas as consultas de manifestações e rastreamento de objetos estarão disponíveis pelo app ou na página dos Correios (www.correios.com.br). Na quarta, a CAC retomará o atendimento normal, das 8h às 20h.

Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) seguirá o Provimento Nº 36/2021 – PJPI/TJPI/SECPRE, que disciplina o recesso forense e divulga os feriados no ano de 2022, com isso não vai funcionar de segunda a quarta.

Assembleia Legislativa do Piauí

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), vai seguir o ponto facultativo de 28 de fevereiro a 2 de março, período de Carnaval, decretado pelo governador Wellington Dias. O Ato da Mesa Diretora decretando o ponto facultativo foi publicado no Diário Oficial da quarta-feira (23).

Escolas, faculdades e universidades 

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe) determinou que as instituições devem seguir o calendário estabelecido no início do ano, que previa a suspensão de atividades entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, dessa forma as escolas, faculdades e universidades no Piauí vão manter a suspensão de atividades e não terão aulas durante o período.

Serviços essenciais

As urgências e emergências dos hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da rede pública de Teresina funcionarão normalmente entre 28 de fevereiro e 2 de março, dias de ponto facultativo decretados pela Prefeitura de Teresina. Assim como eles, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém abertos diversos serviços considerados essenciais.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona normalmente no feriado com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também funcionará normalmente. Já o Laboratório Raul Bacellar estará em funcionamento para atender as demandas da rede hospitalar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES