Vídeo de jovem piauiense eliminada da prova do Enem viraliza

O alarme do celular da jovem teria tocado na sala de aplicação do exame, eliminando a estudante

Avalie a matéria:
Jovem é eliminada da prova do Enem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estudante Sofia Monteiro, de 18 anos, viralizou na internet após gravar um vídeo contando que foi eliminada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após o alarme do seu celular tocar na hora da prova. O caso aconteceu no domingo (21), em uma faculdade particular de Teresina. No momento da publicação desta reportagem, o vídeo tinha mais de 1 milhão de visualizações e cerca de 300 mil curtidas.

Foi a primeira vez que Sofia tentou o Enem. Ela chegou à sala dez minutos antes do início da prova. A jovem colocou seus objetos pessoais na sacola que é entregue aos candidatos. Em seguida, ela lembrou que o seu aparelho celular poderia ter um alarme ativado.

“O meu celular liga quando tem alarme e eu já tinha colocado na sacola que só pode abrir fora da sala. Eu me toquei desse alarme, mas não tinha certeza que ele ligava para tocar”, contou a estudante.

Sofia, então, perguntou se poderia verificar se o seu celular possuía alarme. “Eu estava com vergonha de falar. Quando faltava pouco tempo para a prova começar, eu perguntei para a moça ‘estou com medo do meu alarme tocar, eu tenho alarme 14h45’. Aí, eu estava preenchendo os dados da prova, mas não podia abrir a prova. Ela disse que ia ver com o fiscal. Eu só vi o fiscal balançando a cabeça de forma negativa e ela nem falou mais nada comigo. Aí começou a prova”, comentou a candidata.

O alarme tocou e uma das aplicadoras da prova perguntou de quem era o aparelho. Sofia disse que era dela, se levantou e abriu a sacola. Ela foi retirada da sala e avisada sobre a sua eliminação.

“Eu me senti muito triste porque eu estava treinando muito para a redação. Por causa da pandemia, eu não cheguei a fazer muitas redações no começo porque estava travada. Nos últimos meses, eu comecei a estudar muito redação para conseguir fazer sem ficar ansiosa e não errar nada. Daí sou eliminada”, lamentou Sofia.

A jovem ficou na calçada da faculdade esperando seus pais chegarem. Enquanto isso, ela gravou o vídeo relatando o que aconteceu e postou no TikTok.

Jovem teresinense é eliminada do Enem após celular tocar em sala (Foto: Divulgação)"Gente, quem quiser me assaltar, eu estou aqui na Uninovafapi. Acabei de ser expulsa no Enem porque meu celular tocou para tocar alarme, sendo que eu tinha desligado aquela *****, coloquei nesse saquinho aqui e falei 'moça eu acho que ele vai tocar porque, às vezes, ele liga para tocar alarme né'. Mas não dava para fazer nada, porque eu já tinha posto nisso aqui e já ia começar a prova", contou Sofia no vídeo.

“Eu fiquei no meio da rua e gravei esse vídeo porque todos os meus amigos estavam fazendo o Enem. Eu não tinha com quem falar. Eu achei que ia ter pessoas que iam se identificar, que iam ficar surpresas que aconteceu isso. Mas eu não esperava que fosse ser tão visualizado”, falou.

Sofia contou que quer cursar moda. Ela ainda não sabe se vai iniciar a graduação em uma faculdade privada ou se vai fazer pré-vestibular para tentar uma vaga em uma universidade pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES