VÍDEO! Piloto de parapente tem mal súbito e salva menina antes de morrer

Em algum momento entre o pedido de ajuda e o pouso forçado, Gilberto faleceu. Segundo informações do Samu, a causa mais provável foi um infarto.

`Piloto Gilberto Araújo morre em voo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sonho de voar sempre fez parte dos anseios de Dafiny do Carmo, uma jovem de sorriso radiante que se lançou aos céus com bravura. Sua mãe, mesclando temor e orgulho diante da conquista da filha, registrou cada instante desse novo capítulo em suas vidas.

Dafiny e sua mãe sustentam seu sustento vendendo bombons e cones de chocolate nas ruas de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Decidiram, então, em um determinado dia, rumar até a Serra de Santa Helena, o ponto mais elevado da cidade, numa tentativa de alavancar as vendas. Foi lá que Dafiny teve o privilégio de conhecer Gilberto Araújo, um veterano piloto de parapente com mais de duas décadas de experiência nos ares dessa região.

Naquela tarde de domingo, mãe e filha retornaram à Serra e encontraram novamente o piloto. "Gilberto estava pousando após um voo", relata Karine do Carmo, mãe de Dafiny.

Gilberto Araújo solicitou a permissão de Karine para que Dafiny pudesse experimentar o voo. Da segurança do solo, ninguém poderia prever o desenrolar dos eventos. O que começou como uma alegre aventura logo se transformou em apreensão.

"Damos uma volta ao redor da igreja e retornamos. Quando voltamos, a última coisa que ele disse para mim foi: 'é muito bom, não precisa ter medo'. E então ele parou de falar", relembra a jovem.

Em algum momento entre o pedido de ajuda e o pouso forçado, Gilberto faleceu. Segundo informações do Samu, a causa mais provável foi um infarto.

Um piloto de parapente que testemunhou o incidente acredita que, mesmo enfrentando problemas de saúde, Gilberto conseguiu ajustar a rota do voo, possivelmente salvando a vida da menina. "Pelo fato de ter direcionado o parapente para uma área segura, próxima a uma zona de pouso, acredito que ele tomou uma decisão final que acabou sendo crucial", afirma Davison Oliveira.

O parapente desceu rapidamente, cerca de 20 metros, e colidiu com os galhos de uma árvore. Dafiny saiu apenas com arranhões pelo corpo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recomenda a associação de pilotos e instrutores à Confederação Brasileira de Voo Livre, mas essa afiliação não é compulsória. Gilberto Araújo não estava associado à confederação.

Além disso, as diretrizes da confederação para seus membros, referentes à formação, treinamento dos pilotos e aos procedimentos de segurança dos voos, como o uso de capacetes, não são obrigatórias. Pelo menos em seu último voo, Gilberto estava sem capacete.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES