Wellington Dias sobre tempo integral em escolas: 'Revolucionou'

Modelo de escola integral será ampliado em mais de 600 escolas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

governador Wellington Dias  e a secretária da Educação, Rejane Dias, participaram nessa quarta-feira (21), de uma roda de diálogo com alunos coordenadores e comunidade da Escola de Tempo Integral Didácio  Silva, na região do grande Dirceu, em Teresina. Também esteve presente o ex presidente Luiz Inácio da Silva (Lula), que conheceu os bons resultados dessa escola, cujo índice de violência e evasão é nulo, possui 98% de aprovação e avaliação externa acima da média nacional que é de 5,2.

O governador declarou que quer ampliar o modelo de escola integral para as mais de 600 escolas no Piauí.  "Não podemos retroceder, esse é um modelo que tem dado certo e que está revolucionando a educação no Estado do Piauí" declarou.

Para o diretor da escola, Alberto Vieira, o fato de ter aberto a escola para a comunidade de domingo a domingo é fator fundamental para os bons resultados. "Nós começamos tudo isso graças à arte, inserindo os familiares no contexto escolar. Havia uma grade de deficiência. Hoje, os 450 alunos são vistos em suas variáveis. Não é só o conteúdo didático, é o desafio diário de formar cidadãos, por isso a presença da família na escola é fundamental para que estes alunos sintam prazer em estar na escola" disse.

Os alunos, coordenadores e familiares defenderam o modelo de tempo integral e deram seus depoimentos. A aluna Jessica Fernandes, de 17 anos, falou que tem na instituição uma família e o apoio necessários para desenvolver o conhecimento. “Somos estimulados e aprendemos a ser protagonistas", diz a jovem vencedora de concurso de jovens escritores e que também descobriu a paixão por tecnologia, graças às disciplinas complementares.

Para Lula, em educação não se pode falar em gasto  e sim em investimento. "Investir em Educação é o maior retorno que um país pode ter. Investir em qualificação é gerar competitividade, produzir mais e melhor. É exportar, não apenas produtos, é exportar conhecimento e mostrar que o Brasil tem pessoas inteligentes e capazes como em qualquer lugar do mundo”, enfatizou.

A secretária da Educação Rejane Dias parabenizou todos que fazem a escola Didácio Silva e na oportunidade anunciou premiar as boas ações como, por exemplo, o 14º e 15º salário para os professores que têm mais de 25 alunos por sala. Também informou sobre a implantação de Robótica na grade curricular das escolas em 2016.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES