YouTube exibirá conteúdo educando os usuários sobre fake news

Os pesquisadores viram que os vídeos melhoraram a capacidade das pessoas de identificar certos conteúdos manipuladores

You Tube irá educar usuários a reconhecer fake news | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O YouTube está planejando exibir anúncios que irão mostrar aos usuários sobre técnicas de desinformação. Isso será possível em razão de um experimento bem-sucedido da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Os pesquisadores viram que os vídeos melhoraram a capacidade das pessoas de identificar certos conteúdos manipuladores.

Assim o Google, empresa dona do YouTube, ressalta que as descobertas mostram como a mídia social pode prevenir ativamente a disseminação de desinformação.

Desinformação poderá ser desmascarada - reprodução internet

Desinformação

Toda a pesquisa foi baseada em uma área de estudo que ainda está se desenvolvendo chamada "prebunking". Ela  investiga como a desinformação pode ser desmascarada ao mostrar às pessoas como ela funciona, muito antes de serem expostas à mesma. Uma notícia que pode contribuir nesse caso das notícias que não são verdadeiras.

A pesquisa revisada por pares foi conduzida em conjunto com o Google e será publicada na revista científica Science Advances.

Beth Goldberg, chefe de pesquisa e desenvolvimento da unidade Jigsaw do Google, que se concentra em combater os riscos de segurança online, classificou as descobertas como "emocionantes".

Pesquisa irá reduzir probabilidade de enganação - reprodução internet

Probabilidade

Jon Roozenbeek, principal autor do artigo, disse à BBC que a pesquisa é sobre "reduzir a probabilidade de alguém ser persuadido por desinformação".

"Obviamente, você não pode prever todos os exemplos de desinformação que vão se tornar virais", afirma.

Como funcionou o estudo

Os anunciantes podem usar um recurso do YouTube chamado Brand Lift, que informa se e como um anúncio aumentou o reconhecimento do produto.

Os pesquisadores usaram este mesmo recurso para avaliar a capacidade das pessoas de identificar as técnicas de manipulação às quais haviam sido expostas.

'Soluções baseadas em evidências'

A Universidade de Cambridge disse que este foi o primeiro estudo de campo no mundo real da "teoria da inoculação" em uma plataforma de mídia social.

O professor Sander van der Linden, coautor do estudo, afirma que os resultados da pesquisa foram suficientes para levar adiante o conceito de inoculação e expandi-lo, para potencialmente atingir "centenas de milhões" de usuários de rede social."Claramente é importante que as crianças aprendam a fazer leitura lateral e verificar a veracidade das fontes", diz ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES