Por dentro do Pix e as suas principais novidades; Confira

Desenvolvido pelo Banco Central (BC) do Brasil e disponível integralmente desde 16 de novembro de 2020, o Pix definitivamente entrou de vez na vida da maioria dos brasileiros.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desenvolvido pelo Banco Central (BC) do Brasil e disponível integralmente desde 16 de novembro de 2020, o Pix definitivamente entrou de vez na vida da maioria dos brasileiros. Afinal de contas, esse sistema de pagamentos e transferências instantâneas possibilita transações financeiras que precisam de apenas alguns segundos para serem concretizadas e está disponível 24 horas por dia — sete dias por semana.

Sendo que esse modelo de excelência em inovação financeira, além de acelerar a velocidade em que transferências ou pagamentos são realizados e recebidos, tem a potencialidade de:

  • Impulsionar a competitividade e a produtividade do mercado;
  • Diminuir o custo das transações (zero tarifa para pessoas físicas), alavancar a segurança e melhorar a experiência dos clientes;
  • Incentivar ainda mais digitalização do mercado de pagamentos de varejo, tanto em estabelecimentos físicos quanto no e-commerce (comércio eletrônico);
  • Facilitar a inclusão financeira da população brasileira.

Números dizem por si só: Pix é o método de pagamento mais utilizado no Brasil

Com mais de 22 bilhões operações registradas pelo Banco Central em 2022, as transações do Pix ultrapassaram as realizadas com cartões de débito (15,6 bilhões) e crédito (18,2 bilhões) no período mencionado.

Segundo recente levantamento feito pela Capterra, empresa que atua como intermediária entre fornecedores e compradores de tecnologia no setor industrial de software, as transferências no Pix de pessoas físicas para estabelecimentos comerciais representam aproximadamente 30% das movimentações de todos os meios de pagamentos no mercado brasileiro.

Ainda com base na referida pesquisa, uma das informações que mais chamaram atenção foi que, em compras realizadas no e-commerce, o Pix foi escolhido como forma de pagamento por 44% dos consumidores. Sendo que 47% dos entrevistados se mostraram propensos a não fechar negócio se não tivesse esse método como alternativa.

Até por isso, cresce cada vez mais o número de empresas no e-commerce que estão aderindo a essa ferramenta no país. Podemos tomar como exemplo o Itaú Shop, que em julho de 2023 passou a aceitar o Pix como forma de pagamentoem sua plataforma de marketplace.

Outra plataforma online de grande credibilidade, desta vez na cena do entretenimento, que aderiu a esse método nacional de transação financeira foi o PokerStars, o maior site de poker online do mundo.

Agora, os brasileiros podem jogar poker com dinheiro real utilizando Pix como forma de depósito e saque em torneios organizados pelo PokerStars; um marco histórico para toda a comunidade das cartas no país.

Isso posto, logo na sequência iremos trazer à tona as principais inovações do Pix a serem implementadas pelo Banco Central do Brasil nos próximos meses.

Pix Crédito e Pix Automático, BC programa lançar novidades em 2024

Em constante evolução, o Pix está pronto para receber novas modalidades de transações. Já que, de acordo com o Banco Central do Brasil, os tão comentados Pix Crédito e o Pix Automático serão introduzidos no sistema bancário nacional em meados de 2024.

A começar pelo Pix Crédito, que possibilitará parcelar pagamentos em até 12 ou 24 vezes com juros mais baixos do que são praticados atualmente no mercado.

Além do mais, essa modalidade permitirá personalizar com maior eficiência a oferta de crédito para a população, com foco no crediário. A expectativa é que essa ferramenta já esteja disponível no primeiro semestre de 2024.

Já o Pix Automático, por sua vez, viabilizará pagamentos de maneira agendada e automatizada — somente com a autorização prévia do pagador. Dentre as transações possíveis de serem realizadas nessa modalidade, os clientes poderão pagar contas de telefone, energia, água, planos de saúde, internet, streaming e muito mais.

O novo sistema de pagamentos será 100% grátis para pessoa física e microempreendedor individual (MEI). Todavia, empresas que escolherem utilizar esse modelo para receber pagamentos serão tributadas — o valor específico da taxa de cobrança ainda não foi definido pelo BC.

Segundo o BC, qualquer pessoa ou empresa poderá aderir ao Pix Automático se tiver ao menos uma das modalidades de contas bancárias a seguir:

  • Conta poupança;
  • Conta corrente;
  • Conta de pagamento na modalidade pré-paga e que seja integrada ao Pix.

Por fim, é importante destacar que o Pix Automático está programado para ser colocado em operação a partir de outubro de 2024.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES