2º dia de Feira dos Municípios tem destaque para palestras e grande público

A Feira dos Municípios segue com suas atividades e mostrando as potencialidades do Piauí no sábado (23) e no domingo (24)

2º dia de Feira dos Municípios tem destaque para palestras e grande público | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (22), segundo dia da Feira dos Municípios, além dos estandes das cidades, com atrativos de cada região, que está encantando os visitantes, teve também como destaque, duas importantes palestras com temas relevantes para os municípios. Uma delas tratou sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021). O debate foi direcionado a prefeitos, empresários e demais profissionais envolvidos nos processos de aquisições e contratações públicas e foi conduzido pelo advogado especialista em gestão pública, Malcon Barbosa. A segunda palestra teve como tema as "Novas tecnologias em saúde", com Daniel Miranda.

2º dia de Feira dos Municípios tem destaque para palestras e grande público - Foto: Fábio Carvalho

O primeiro palestrante foi Malcon Barbosa, advogado especialista em gestão pública (PUCRS), que concedeu entrevista ao MeioNorte explicando o tema e teor de sua palestra: “Desafios da nova lei de licitações para os municípios”. O advogado afirmou que o momento foi dedicado para tirar dúvidas e conscientizar os gestores sobre a nova legislação que logo entrará em vigor.

2º dia de Feira dos Municípios tem destaque para palestras e grande público - Foto: Jéssica Dayane

“A gente vai falar sobre a nova licitação. Quais são os maiores desafios que os prefeitos e os gestores vão enfrentar ao implementar a nova lei, que vai entrar em vigor a partir do dia 31 de dezembro. Daqui a pouco estou subindo para falar sobre isso e espero que a gente sane muitas dúvidas e que as pessoas saiam daqui com uma consciência maior sobre esse tema”, declarou.

VEJA COMO FOI A COBERTURA EM TEMPO REAL DO 2º DIA DE FEIRA DOS MUNICÍPIOS

Além disso, Malcon Barbosa reiterou que a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, a lei número 14133, que trata sobre as novas licitações, guiará municípios e estados brasileiros.

Fechando a noite de palestras desta sexta-feira, "Novas tecnologias em saúde", ministrada por Daniel Miranda, trouxe a importância das inovações tecnológicas, principalmente, para diversificar os trabalhos e diminuir as filas de atendimento, por exemplo.

2º dia de Feira dos Municípios tem destaque para palestras e grande público - Foto: Ravena Lages

Daniel, profissional de tecnologia em saúde, explica que o avanço tecnológico é imprescindível para todos os municípios, sendo necessário para a melhoria do tratamento dos pacientes. O mesmo ainda explica que já existem desenvolvimentos capazes de chegar às pessoas que antes não possuíam acesso facilitado a equipamentos precisos.

"Os órgãos públicos precisam investir em tecnologia para entregar um atendimento de primeiro nível para suas populações, independentemente do tamanho do município. Municípios pequenos podem sim e já possuem tecnologias que cabem e foram desenvolvidas para essa prestação de serviço", abordou.

Nesta sexta, a Feira dos Municípios também contou com a assinatura do Termo de Responsabilidade que viabiliza a instalação de 233 módulos sanitários de desidratação destinados às famílias carentes em 10 cidades do semiárido piauiense. Conhecido como banheiro seco, a nova tecnologia dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção dos dejetos em localidades sem acesso a saneamento.

2º dia de Feira dos Municípios tem destaque para palestras e grande público - Foto: Ascom

Estiveram presentes no encontro, no Centro de Convenções de Teresina, o superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Castro Filho; representantes da empresa Fortlev, responsável pela instalação dos módulos sanitários por desidratação; e prefeitos dos municípios contemplados.

Promovendo ao público um amplo repertório musical, Felipão e Forró Moral, esteve pela primeira vez na Feira dos Municípios. O cantor ressaltou que a sua volta para os palcos representa renovação, e estar em Teresina novamente é maravilhoso. Além da apresentação do cantor nesta sexta-feira (22), o público teve a oportunidade de ver outros shows: Projeto Amare, Esperantina (PI), Seu Bira e Vitor Amaral. 

Foto: Jéssica Dayane

“Vendo toda essa estrutura, é maravilhoso. Renovar, tem muita gente que curtiu a época do Forró Moral, muita gente viu o Felipão a um ou dois, ou três anos atrás, até mais. Então, essa renovação pra gente é maravilhosa, tá reencontrando as pessoas, é lindo. Teresina sempre foi esse calor que a gente sente aqui, primeiro vem de dentro, sempre fomos bem recebidos aqui, fizemos grandes shows e grandes momentos. Para mim Teresina sempre foi maravilhoso voltar. Se disser que tem Teresina, o coração já bate de alegria”, reforçou Felipão.

Foto: Jessica Dayane

A feira segue divulgando as potencialidades dos municípios piauienses, possibilitando a troca de experiências, novas vivências, conhecimento, qualificação, intercâmbio cultural e valorização do turismo. A programação inclui ainda artesanato, culinária, palestras, apresentações culturais e shows. A entrada é gratuita.

2º dia de Feira dos Municípios tem destaque para palestras e grande público - Foto: Jessica Dayane

Durante os dias de evento, todo o espaço do Centro de Convenções de Teresina foi preparado para receber toda a estrutura da feira, com mais de 200 estandes: Hall Nobre, Pavilhão Cerrados, Pavilhão Delta e Estacionamento recebem exposições culturais, promoções exclusivas e serviços gratuitos de cidades e empresas genuinamente piauienses.

Quem vem para a Feira dos Municípios 2023, no Centro de Convenções de Teresina, conta com diversos serviços que serão oferecidos nos dias de evento. Destaque para o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco estará realizando a emissão gratuita da Nova Carteira de Identidade Nacional, das 17h às 21h. No evento também há serviços na área da Saúde, trânsito, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo e Tecnologia, todos realizados pelo Governo do Estado.

A Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur) marca presença no evento, prestando serviços relacionados ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e ao Mapa do Turismo Brasileiro, além da promoção de destinos locais. A Setur organizou um estande com materiais informativos e produtos que representam o Piauí, como a cajuína, a castanha de caju e a cachaça. No local, os turismólogos realizaram a recepção do público, que demonstrava bastante interesse sobre as belezas do estado.

O evento conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Codevasf, Fiepi, Sesi, Senai, Fecomércio, Senar, Prefeitura de Teresina, Smirnoff e Oasis Distribuidora. A Feira dos Municípios 2023 tem apoio do Sebrae, Gráfica GSJ, G3 Telecom, Elite Eventos, Amstel, Assembleia Legislativa do Piauí.  O evento tem promoção do Grupo Meio Norte de Comunicação, realização da Kalor Produções e APPM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES