Abraço simbólico marca a despedida da antiga sede da Maternidade Dona Evangelina Rosa

O último parto realizado na unidade de saúde, aconteceu na última terça-feira (28), às 00h:36min

Abraço simbólico marca a despedida da antiga sede da Maternidade Dona Evangelina Rosa | Foto: Régis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (1º), profissionais da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) participaram de um evento que marcou a despedida do prédio da Avenida Higino Cunha com muita emoção. Foram 47 anos de dedicação à assistência a parturientes e neonatais de alto risco, abrangendo não apenas o Piauí, mas também estados vizinhos. A trajetória da instituição, conhecida como Unidade Hospitalar de Alta Complexidade, está marcada por histórias de superação e reconhecimento pelo serviço prestado à população.

Abraço simbólico marca a despedida da antiga sede da Maternidade Dona Evangelina Rosa - Foto: Régis Falcão/Ccom

Durante a despedida a equipe de profissionais realizou um abraço coletivo, salva de palmas e coloriram o evento com balões verdes e brancos, simbolizando o encerramento das atividades. Ao longo desses 47 anos, a MDER realizou o nascimento de 519.730 crianças (dados até outubro), deixando um legado de boas lembranças e um histórico de serviços prestados com excelência. O último parto realizado na unidade de saúde, aconteceu na última terça-feira (28), às 00h:36min.

Abraço simbólico marca a despedida da antiga sede da Maternidade Dona Evangelina Rosa - Foto: Régis Falcão/Ccom

Desde julho, a unidade vem transferindo seus serviços para a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), situada na Avenida Presidente Kennedy. A transição para o novo prédio, segundo Carmen Viana, diretora da NMDER, é uma conquista significativa para todos os piauienses. Ela destaca que a NMDER é agora a maior maternidade pública do Brasil, uma referência em alta complexidade, pronta para continuar oferecendo serviços de saúde com excelência a gestantes, puérperas e recém-nascidos. 

“O encerramento desse ciclo na Avenida Higino Cunha representa o início de uma nova fase na missão da NMDER, agora consolidada na Avenida Presidente Kennedy. Temos muito orgulho da MDER e de fazer parte da história", afirmou.

História de superação na última semana

A história de Ana Lívia, nascida no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, tornou-se um relato inspirador de superação desde o parto prematuro no último dia 10 de novembro. Com 36 semanas de gestação, a bebê, com 2,120 kg e 44 cm, enfrentou uma chegada precoce ao mundo devido a complicações na gravidez e um deslocamento de placenta, levando sua mãe, Viviane Rodrigues Marques, a passar por uma cesária de urgência.

A batalha de Ana Lívia continuou ao ser transferida para a UTI Neonatal da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), por ser portadora de cardiopatia congênita, necessitando de confirmação diagnóstica e cuidados intensivos  devido à dificuldades respiratórias, infecção, icterícia e perda de peso. A equipe multiprofissional da MDER tem desempenhado um papel crucial no acompanhamento da recuperação da pequena guerreira.

Abraço simbólico marca a despedida da antiga sede da Maternidade Dona Evangelina Rosa - Foto: Régis Falcão/Ccom

Na quarta-feira, Ana Lívia foi transferida para a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa onde continuará seu tratamento.  A Dra. Fernanda Macedo, médica pediátrica Neonatologista e coordenadora da UTI Neo 1B, expressou otimismo sobre a recuperação de Ana Lívia. “Após avaliação, a criança poderá passar da UTI para a enfermaria, ganhando peso antes de receber alta hospitalar. O tratamento da cardiopatia congênita continuará com a equipe de cardiologia do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP)”, explicou a médica.

Leonardo Victor, pai de Ana Lívia, compartilhou sua ansiedade e gratidão pelos cuidados recebidos. "Foi um susto desde o nascimento precoce até os problemas de saúde, mas com o tratamento dedicado de toda equipe da Maternidade Dona Evangelina Rosa, sua recuperação está excelente. Em breve, estaremos em casa com familiares que aguardam ansiosos pela chegada de Ana Lívia", declarou o pai, ansioso pelo momento em que sua filha receberá alta e poderá estar em casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES