Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa passa a funcionar de forma integral

Infraestrutura de saúde pública recebeu pacientes da antiga maternidade, que encerrou as admissões

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa passa a funcionar de forma integral - Foto: Ascom | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles visitou, no final da tarde desta terça-feira (28), a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER). Operando em segunda fase, de forma integral, a nova maternidade localizada na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina, agora substitui, de forma oficial, os atendimentos da antiga infraestrutura de saúde pública, localizada na Avenida Higino Cunha, zona Sul da capital. 

Até esta data, já foram realizados nove partos na NMDER.  Lucka Ghael, o primeiro bebê que nasceu no prédio, no domingo (26), pesando 2,980kg e medindo 51cm, já recebeu alta. A antiga maternidade encerrou as admissões nesta terça-feira (28).

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa passa a funcionar de forma integral - Foto: Ascom

Para o governador Rafael Fonteles, a maternidade tem uma metodologia de trabalho humanizado, equipamentos modernos e representa uma revolução no atendimento materno-infantil. "Eu diria que é a maior e melhor maternidade pública do Brasil. Nossas mamães e bebês terão um cuidado especial e de altíssima qualidade. Aqui é atendido o povo mais pobre do Piauí, mas com atendimento de ponta. Ao todo, são mais de 1.500 colaboradores", enfatiza.

Fonteles destaca que o nome foi preservado em razão dos 47 anos de serviço prestado à sociedade pela antiga Maternidade Dona Evangelina Rosa. Além disso, o chefe do Executivo Estadual comentou sobre a evolução da saúde pública no Piauí. "Vamos querer esse mesmo padrão da maternidade nos demais hospitais do Piauí. Já estamos tendo melhora significativa em todos", acrescenta.

Para Benjamim Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar, organização social que administra a NMDER e que possui uma experiência exitosa na administração do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), explica que o primor na gestão em saúde continua sendo o norte de trabalho. "Nossa gestão da maternidade vai ser superior à gestão do CEIR. Vamos ter capilaridade no treinamento dos funcionários através de parcerias", garante. 

Antônio Luiz, secretário de Estado da Saúde, avalia como positivo este momento inicial da NMDER. O prédio, pronto e equipado para atender mães e futuros piauienses, está recebendo as transferências dos pacientes da antiga maternidade e fazendo novos atendimentos. "A outra antiga vai estar de portas fechadas para começarmos a fazer a organização para implantar lá uma central de tratamento de saúde mental e também geriatria", explica.

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa passa a funcionar de forma integral - Foto: Ascom

Carmen Viana, diretora-geral da NMDER, explica que a admissão de novos pacientes é feita através da regulação. Os pacientes da UTI Materna, Unidade Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) já foram realocados para o novo prédio. "Os partos não vão mais acontecer na maternidade antiga. Até sexta-feira, acreditamos, vamos ter transferido todos os pacientes que ainda estão lá", acrescenta.

Infraestrutura completa

Localizado em um prédio de design moderno, a NMDER conta com atendimento completo e multidisciplinar em uma infraestrutura com 293 leitos. A maternidade possui seis salas de centro cirúrgico, três salas do Centro de Parto Normal (CPN) e Banco de Leite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES