Adapi descarta caso suspeito de febre aftosa registrado em município do Piauí

Com o resultado, medidas sanitárias foram tomadas, e a propriedade não precisou permanecer interditada.

Caso suspeito de febre aftosa foi descartada no Piauí | Foto meramente ilustrativa/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), sob coordenação da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), conduziu uma investigação que descartou a presença de febre aftosa em um bovino na cidade de Nazaré do Piauí.

A suspeita inicial, levantada por um médico veterinário autônomo durante o tratamento do animal, foi de uma enfermidade vesicular, enquadrada nas doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial. Após confirmação da suspeita pela equipe da Adapi, amostras foram coletadas e enviadas para análise em um laboratório federal, que confirmou o diagnóstico de estomatite vesicular causada pelo vírus Alagoas Vesiculovírus, descartando assim a febre aftosa. Com o resultado, medidas sanitárias foram tomadas, e a propriedade não precisou permanecer interditada. 

O secretário da Sada, Fábio Abreu, elogiou a eficiência da Agência e reforçou a importância da notificação de suspeitas para garantir uma resposta rápida e eficaz em casos de doenças que afetam a pecuária. 

"Felizmente não foi o caso dessa investigação, mas é válido ressaltar a importância dos criadores, médicos veterinários autônomos, os profissionais de saúde animal, que têm contato com os produtores para que realizem essas notificações de doenças, a fim de colaborar para que a Adapi possa fazer a investigação da ocorrência e garantir a saúde do nosso rebanho”, afirma.

Em caso de suspeita de doença animal, notifique à Sada/Adapi através dos seguintes canais:

  • WhatsApp - (86)99462-1644  
  • Site - http://www.adapi.pi.gov.br/contato.php  
  • Telefone: 2222-1710 
  • E-mail - epidemiologia@adapi.pi.gov.br

Ou presencialmente em uma das unidades de atendimento da Sada/Adapi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES