Piauí quer atingir 95% de cobertura vacinal contra febre aftosa

A previsão da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) é vacinar 600 mil animais

A 2ª etapa da campanha foi iniciada no dia 1º de novembro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí intensifica a campanha de vacinação de rebanhos bovino e bubalino contra a febre aftosa. A 2ª etapa da campanha, iniciada dia 1º de novembro, se estenderá até o dia 30 deste mês para animais de zero até 2 anos de idade. A previsão da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) é vacinar 600 mil animais. O próximo passo vai ser o status de área livre da febre aftosa sem a vacinação.

"Nosso objetivo é aumentar esse percentual para que nós possamos, definitivamente, comprovar para o Ministério da Agricultura que o Estado do Piauí fez a sua parte e vai estar habilitado a sair da classificação de um estado livre da aftosa, mas com a vacinação",  afirmou o secretário da Sada, Fábio Abreu,

O gestor acrescentou que o estado chegou ao índice de 95.7% de cobertura vacinal na primeira etapa deste ano, sendo que o ministério exige 90% de cobertura, o que significa que o Piauí passou da exigência do Ministério. "O mais importante é o Estado do Piauí sair da classificação junto com os demais estados. Às vezes, as pessoas não têm noção que se o Piauí não sair da classificação e continuar com a vacinação e o Maranhão, por exemplo, sair da classificação, passar para uma zona livre sem vacinação, o produtor do Piauí não vai poder, em hipótese alguma, exportar algum tipo de animal para o Maranhão, é como se ficasse isolado, porque os estados do Maranhão e Tocantins já estão bem avançados", pontuou.

Ele ressaltou que o Piauí fez a sua parte, já encaminhou a maioria das observações feitas em auditorias anteriores e vai estar classificado da mesma forma que o Maranhão e o bloco do Nordeste saindo todo dessa classificação, que é o objetivo. O secretário pede atenção de forma especial ao produtor que tem dentro do seu rebanho animais de zero até 24 meses para que vacinem. A data de vacinação é de 1º a 30 de novembro e, até o dia 15 de dezembro, data para informar a vacinação.

Outra novidade é que o produtor vai ter a comodidade de fazer essa informação via sistema sem a necessidade de ter que se deslocar ao posto da Adapi e fazer essa comunicação, que vai ser via internet. "Queremos nesta segunda etapa de vacinação chegar a mais de 95% de cobertura, que é o nosso objetivo para comprovarmos que o Estado do Piauí vai sair dessa classificação com a vacinação", finaliza Abreu.

Por: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES