Aftosa: Piauí espera vacinar 95% do rebanho piauiense na 2ª etapa da campanha

A meta é imunizar aproximadamente 700 mil cabeças de gado, bovino e bubalino, de 0 a 24 meses

Aftosa: Piauí espera vacinar 95% do rebanho piauiense na 2ª etapa da campanha | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (17), foi realizada a solenidade oficial de lançamento da Segunda Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa. A meta é imunizar aproximadamente 700 mil cabeças de gado, bovino e bubalino, de 0 a 24 meses, que é a faixa etária vacinável nessa etapa, em todo o Piauí. O momento simbólico aconteceu na sede da Fazenda Canadá, situada a 12 km do povoado Bom Jardim, no município de Nazária-PI.

Representantes da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e do Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa) se juntaram aos produtores e vacinaram o rebanho da propriedade. As autoridades reforçaram a importância de atingir um alto índice de vacinação para que o Piauí receba a classificação de Estado livre da Aftosa sem vacinação.

"Nós, que fazemos a vigilância sanitária e defesa agropecuária no Estado do Piauí, há muito tempo convivemos com essa parceria – Ministério da Agricultura e Adapi. E agora estamos nos deparando com um momento importantíssimo dessa parceria, que é justamente a busca pela zona livre de febre aftosa sem vacinação. A partir de agora, todos os esforços têm que ser mantidos e redobrados, para que se alcance essa classificação. Isso depende de alguns fatores ainda, principalmente de uma análise geral de Brasília, da Coordenação e do Departamento de Saúde Animal", disse Francisco Antônio de Sousa Costa, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura no Piauí.

Francisco Antonio complementou que o órgão ministerial adotou todas as providências necessárias para a mudança de status quanto à vacinação. "Encaminhamos o pedido da Adapi para Brasília e está sendo analisado por lá. Agora vamos aguardar, esperar e torcer para que seja proveitoso o pleito da Adapi", ressaltou.

A campanha é direcionada à imunização de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses, porém os criadores que não possuem animal em idade vacinal devem comparecer também às unidades da Adapi, para realizar a atualização cadastral. 

"A gente quer que os criadores compareçam para atualizar espécies de bovinos, bubalinos, caprinos, suínos, aves, ovinos... o que ele criar, ele tem que atualizar na propriedade, além do CAR – para ter a geolocalização na propriedade", destacou Simone Pereira, coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa.

"Hoje quero fazer mais um apelo para todo o pequeno, médio e grande produtor: vacine seu rebanho que tem entre 0 a 24 meses. Estamos na data de hoje fazendo um lançamento simbólico, com relação à segunda etapa da vacinação contra Aftosa. É muito importante para nosso Estado ter um índice alto de vacinação, o ideal é que todo rebanho fosse vacinado, mas acima de 95% é algo importantíssimo, para que possamos apresentar esses resultados para o Ministério da Agricultura e dizer que o Piauí cumpriu com sua obrigação em relação ao alto índice de vacinação", frisou Fábio Abreu, secretário da Sada.

Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi, relembrou o excelente resultado da vacinação no Estado na primeira etapa da campanha deste ano, quando o Piauí superou 95% de cobertura, ultrapassando a meta do Ministério da Agricultura. "Nós queremos manter esse patamar, e fazemos aqui o chamamento a você, criador, que vacine os seus animais, procure o escritório da Adapi para fazer a declaração da vacina até o dia 15 de dezembro, ou faça de forma on-line, no sistema informatizado de Defesa Agropecuária da Adapi. Reforçamos a importância do Piauí alcançar esse índice, para que, em um futuro bem próximo, o Piauí se torne área livre de Febre Aftosa sem necessidade de vacinar. Estamos aguardando apenas um parecer, uma resposta do Mapa, para o nosso pleito do Estado do Piauí", disse.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES