Além dos ônibus, metrô de Teresina também terá gratuidade nos finais de semana

A medida foi adotada visando facilitar a ida de consumidores ao Centro da cidade e estimular o comércio às vésperas do Natal.

Metrô de Teresina funcionará de forma gratuita neste sábado (16) e dia 23 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Metrô de Teresina vai funcionar neste sábado (16), de forma gratuita, para levar passageiros ao Centro da capital. A medida foi adotada após entendimento entre a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí, que gerencia o transporte ferroviário na capital, e o Sindicato dos Lojistas do Estado do Piauí (Sindilojas), visando facilitar a ida de consumidores ao Centro da cidade e estimular o comércio às vésperas do Natal.

Segundo o Metrô Teresina, a programação será estendida, também, para o próximo sábado (23), a partir das 7h10 até as 18h55. Veja os horários de funcionamento do metrô:

Horários das viagens do metrô de Teresina | FOTO: Reprodução

Horários das viagens do metrô de Teresina | FOTO: Reprodução

Gratuidade nos ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) da Prefeitura de Teresina já havia anunciado a gratuidade no transporte coletivo nos dois finais de semana que antecedem o Natal. A iniciativa visa beneficiar a população nos dias 16 e 17 de dezembro, assim como nos dias 23 e 24 de dezembro.

Na ocasião, o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, esclareceu que essa ação representa um estímulo ao uso do transporte coletivo durante a época mais movimentada do ano. “A gratuidade no transporte público nos próximos dois fins de semana na Capital, nesse período mais movimentado nas vias de Teresina e no comércio é um benefício para a população, que visa diminuir o número de carros nas ruas e melhorar a fluidez no trânsito e assim fomentar a economia, além de representar uma economia significativa para quem utiliza o ônibus, por isso o prefeito Dr. Pessoa decidiu conceder transporte gratuito de graça para todos neste fim de ano, um presente aos teresinenses,” explicou o superintendente da Strans.

A gratuidade no transporte público coletivo em Teresina será nos dois sábados e domingos antes do Natal nos quatro Consórcios que operam as linhas de ônibus na Capital. A medida valerá para as empresas do Consórcio Poty- zona Norte; Consórcio Urbanus – zona Leste; Consórcio Therezina – zona Sudeste; Empresa Transcol – zona Sul.

Comércio aberto no fim de semana

Segundo o Sindilojas, o comércio no Centro da Capital deve abrir em horário estendido neste sábado (16), com funcionamento de 8h às 18h, com compensação na Semana Santa e Carnaval de 2024. Neste domingo (17), o comércio também deve funcionar de 8h às 18h, mediante o pagamento de R$ 53 por domingo trabalhado.

No fim de semana seguinte, dias 23 e 24, as lojas também poderão funcionar de 8h às 18h, nas seguintes condições: mediante pagamento de horas extras corrigidas em 60% (no sábado) e mediante o pagamento de R$ 53 (no domingo).

Para atrair o público para o Centro, haverá programação natalina especial com apresentações musicais. No sábado (16), a Orquestra Sinfônica de Teresina se apresenta na Praça Rio Branco, das 10h às 12h. No dia 23 de dezembro, a Banda 16 de Agosto e a Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos se apresentam também na Praça Rio Branco, das 10h às 12h. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES