Alepi aprova política do uso de medicamentos à base de canabidiol no Piauí

Com a aprovação da matéria, o Poder Legislativo do Piauí segue uma tendência nacional em relação ao debate e se torna um dos pioneiros.

Alepi aprova política do uso de medicamentos à base de canabidiol no Piauí | Reprodução / UOL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, junto à Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CECS), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 01/22 que institui políticas estaduais de uso da cannabis para fins medicinais. A decisão foi determinada pelos deputados nesta terça-feira (02).

A iniciativa do deputado Ziza Carvalho (MDB) prevê medidas como o incentivo à pesquisa científica para o uso medicinal da planta e a distribuição gratuita de medicamentos que contenham em suas fórmulas canabidiol ou tetrahidrocanabinol.

“É importante destacar que, somente um médico devidamente habilitado deverá analisar, individualmente, o quadro clínico de cada paciente e prescrever o medicamento. O uso legal de medicamentos à base de cannabis é uma realidade no Brasil desde 2016”, apresentou Dr. Vinícius em seu relatório que defendeu a aprovação do PLO 01/22. 

Ele acrescentou ainda que já existe regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa sobre o tema. A aprovação da matéria foi unânime na CECS e o relatório contou com os votos favoráveis de Hélio Isaías (PT), Fábio Novo (PT), Aldo Gil (Progressistas) e Felipe Sampaio (MDB).

Alepi aprova política do uso de medicamentos à base de canabidiol no Piauí | Foto: Divulgação

Com a aprovação da matéria, o Poder Legislativo do Piauí segue uma tendência nacional em relação ao debate e se torna um dos pioneiros. No Senado também está sendo debatido Projeto de Lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) sobre a distribuição deste tipo de medicação. O tema foi discutido em fevereiro numa audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. 

Na última terça-feira (18), foi aprovado o Projeto de Lei que autoriza a utilização e distribuição na rede pública de Teresina de medicamentos que contém cannabis medicinal e tetrahidrocannabinol na fórmula. O próximo passo é ser sancionado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que já sinalizou decisão favorável ao PL. Após a sanção, as Unidades de Saúde podem fornecer os medicamentos a quem apresentar laudo com indicação para o tratamento.

Os estudos a respeito do uso de produtos derivados da Cannabis para fins medicinais tem avançado. O canabidiol não é a maconha em si – tem importância dessa substância para o tratamento de diversas doenças;como explicam estudos realizados pela USP. 

Os dois produtos mais usados para terapias na medicina são canabidiol (CBD) e o tetra-hidrocanabinol (THC) – no uso terapêutico, a concentração utilizada não se compara a um cigarro de maconha. Segundo, o Dr. Renato Anghinah, coordenador do Curso de Medicina Canabinoide da EEP e Professor Livre Docente da FMUSP; a quantidade de THC nos remédios é de 0,3%. No cigarro de maconha, pode ter de 10 a 15%. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES