Alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Piauí: Como se proteger?

Conforme o Inmet o alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos com velocidades de 40-60 km/h

Alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Piauí: Como se proteger? | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o Piauí, até às 10h desta quarta-feira (20). O aviso amarelo representa um baixo risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Entretanto, o órgão orienta a população a tomar alguns cuidados.

🌦️O QUE ISSO QUER DIZER? Conforme o Instituto, o alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos com velocidades de 40-60 km/h. Fora o Piauí, 16 estados o Distrito Federal, serão afetados: Amazonas (AM), Pará (PA), Amapá (AP), Tocantins (TO), Maranhão (MA), Ceará (CE), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Bahia (BA), Minas Gerais (MG), Esperanto Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e em todo o estado de Roraima (RO).

🌦️ COMO SE PROTEGER? Com a previsão de rajadas de vento, especialistas recomendam precauções para evitar incidentes. Entre elas, evitar se abrigar debaixo de árvores devido às descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante esse período. Essas medidas visam garantir a segurança da população diante das condições climáticas adversas.

🌦️ PREVISÃO PARA O PIAUÍ NESTA SEMANA: A climatologista da Sala de Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Sara Cardoso, prevê chuvas intensas acumulando até 200 mm entre 18 e 25 de março, concentradas no Norte do estado e municípios do Centro-Norte, incluindo Teresina. Também são esperados eventos de chuva de até 50 mm em 24 horas. Modelos indicam temperaturas acima da média, com dias de sol entre nuvens e máximas de 34°C em todas as mesorregiões.

Alerta. Foto: INMET



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES