Alunos de todo o Piauí disputam mandato na Assembleia Legislativa do Piauí

Durante a execução do Parlamento do Futuro, os estudantes simularam várias atividades características das eleições

Alunos de todo o Piauí disputam mandato na Assembleia Legislativa do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Oitenta e um alunos do ensino médio de todo o Piauí disputam, nesta terça-feira (21), trinta vagas de deputados estaduais, através do projeto Parlamento do Futuro, realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), através da Escola do Legislativo e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

O Parlamento do Futuro simula uma eleição para deputados estaduais. Os candidatos são os estudantes de 16 a 19 anos do ensino médio. O projeto envolveu, desde seu início em setembro deste ano, mais de 6.500 alunos, em 21 escolas públicas estaduais das 21 Gerências Regionais de Educação, nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

Alunos de todo o Piauí disputam mandato na Assembleia Legislativa do Piauí - Foto: Ascom

O TRE forneceu as urnas eletrônicas para as escolas que participam do projeto. O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), destaca que “o Parlamento do Futuro traz para o debate político e a construção da democracia os jovens e a sociedade, através de uma experiência com o processo eleitoral e o trabalho do Legislativo”.

Dos 81 candidatos, os 30 eleitos assumirão, no início de 2024, um mandato de três dias. Eles conhecerão todo o Legislativo do Piauí e atuarão nas principais atividades do Parlamento estadual, como eleição de Mesa Diretora, constituição e discussão em comissões, elaboração de projetos de lei e votação em plenário.

Além disso, os estudantes parlamentares do futuro vão elaborar um Projeto de Lei que será apresentado ao governador do Estado para apreciação e sanção, e as ideias discutidas durante a realização do projeto serão disponibilizadas para que os deputados regulares possam verificar a possibilidade de elaborar outros projetos de lei na Casa.

Alunos de todo o Piauí disputam mandato na Assembleia Legislativa do Piauí - Foto: Ascom

Campanha e partidos políticos

Durante a execução do Parlamento do Futuro, os estudantes simularam várias atividades características das eleições, como campanha eleitoral, debates, exposição e defesa de propostas sobre temas sociais relevantes, entre outras. Eles também se filiaram aos seguintes partidos políticos: Partido da Educação e Cultura; Partido da Saúde e Esporte; Partido da Agricultura e Meio Ambiente; Partido da Segurança Pública; Partido do Empreendedorismo e Geração de Renda; Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania.

Alunos de todo o Piauí disputam mandato na Assembleia Legislativa do Piauí - Foto: Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES