Após dois anos, salários voltam a crescer e Piauí lidera ganhos; ranking

A alta foi de 21% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2022

O estado tem se beneficiado com a retomada de obras públicas. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre todos os Estados e o Distrito Federal, o Piauí é o que tem registrado o maior crescimento dos salários. A alta foi de 21% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2022, passando de R$ 1.799 para R$ 2.174.

Nesse contexto, em que o Piauí enfrenta uma taxa de desemprego de 9,7%, diversos fatores se entrelaçam para moldar seu mercado de trabalho, como o aumento da população que se afastou da força de trabalho. Esse movimento é ocasionado principalmente por trabalhadores com menos qualificação e é responsável por provocar um crescimento do salário médio do estado. 

Gráfico mostra onde o salário mais cresceu; Piauí está em primeiro lugar (Foto: Reprodução/E&N Investimentos)

No período entre o segundo trimestre de 2022 e o mesmo período deste ano, esse contingente aumentou de 1,204 milhão para 1,270 milhão.

Juliano Vargas, professor de economia e políticas públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apontou para o jornal Estadão que essa mudança envolve pessoas que deixaram a força de trabalho por diversas razões, como o impacto do programa Bolsa Família, desalento e busca por educação.

"Tem pessoas que saem por causa do Bolsa Família, mas (esse movimento) é só uma parte da explicação. A outra parte tem a ver com o desalento, com uma população que busca emprego, mas, em algum momento, por várias razões, deixa de procurar. E há uma outra questão importante que são as pessoas que acabam saindo da força de trabalho para estudar ou se tornam os 'nem-nem'", diz Juliano Vargas.

O economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social, acrescenta outros elementos a essa explicação. Ele destaca que o resultado reflete a expansão de programas sociais e aposentadorias no estado. Segundo Neri, o Piauí é o segundo estado brasileiro com a maior proporção de pessoas que vivem com idosos. Em 2022, o estado liderava em termos de recebimento de Bolsa Família por habitante, um fator que impulsiona o crescimento econômico.

Além disso, o Piauí faz parte da região conhecida como Matopiba (Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia), uma fronteira agrícola que tem apresentado resultados positivos nos últimos anos. Paralelamente ao aumento de trabalhadores fora da força de trabalho, o estado registrou um fenômeno migratório incomum.

Tradicionalmente, o Piauí enfrenta a saída de mão de obra, especialmente a mais qualificada, para destinos como Brasília e Sudeste. Durante a interrupção das atividades devido à pandemia de COVID-19, muitos trabalhadores retornaram e optaram por permanecer após o pior momento da crise de saúde. Segundo Vargas, parte dessas pessoas possui maior qualificação, o que naturalmente eleva a média salarial.

Além das dinâmicas de mercado de trabalho, o estado tem se beneficiado do reajuste dos salários públicos, também em âmbito municipal, e da retomada de obras públicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES