Após recomendação do COE, FMS abre pontos de vacinação e testagem da Covid

Cinco pontos de vacinação contra a Covid-19 estarão disponíveis ao público a partir de amanhã (27) até a próxima sexta-feira (29).

Vacina contra Covid-19 estará disponível em cinco pontos de vacinação em Teresina | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou, na tarde desta terça-feira (26), que cinco pontos de vacinação contra a Covid-19 estarão disponíveis ao público a partir de amanhã (27) até a próxima sexta-feira (29). A medida veio após orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde alertar municípios para manterem os postos de vacinação abertos neste fim de ano como medida de conter o avanço de casos da Covid-19 no estado. 

Somente na última semana, foram notificados 115 casos da doença e 05 óbitos no Piauí, segundo os dados apresentados na reunião, pela Gerência de Vigilância em Saúde. Atualmente há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave, de acordo com a Sesapi. 

A FMS informou que além do ponto localizado no Teresina Shopping, estarão abertos para vacinação contra Covid, a Maternidade Wall Ferraz, Hospital do Promorar, Hospital do Satélite e o CEREST que é exclusivo para os trabalhadores da saúde. O CEREST funcionará apenas pela manhã e os demais nos dois turnos. 

Estão abertos também, em Teresina, três locais para realização de teste Covid: ambulatórios do Hospital do Dirceu, Promorar e da Primavera. A população com sintomas leves podem procurar estes locais e para casos graves da doença, devem se dirigir as urgências dos hospitais ou UPAs municipais.

"Todo o planejamento de funcionamento da rede pública municipal de saúde para atender casos de Covid, em Teresina, é realizado tendo como base os números de positivados na cidade e avaliado, diariamente, e ajustado conforme a necessidade", afirmou Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

A Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS-DVS reforça as recomendações do uso de máscaras nas unidades de saúde e locais fechados, bem como a atualização da caderneta de vacinação. A higiene das mãos com água e sabão ou com álcool em gel também deve ser realizada.

Urgências e emergências

Entre esta terça-feira (26) e a próxima segunda-feira (1º de janeiro), as urgências e emergências dos hospitais públicos municipais de Teresina estão funcionando normalmente. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por serem serviços de urgência e emergência, também estão com funcionamento 24 horas. Já as maternidades da rede municipal funcionam normalmente para internações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES