Após saguis serem encontrados mortos em Teresina, FMS faz bloqueio vacinal

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga

Após saguis serem encontrados mortos em Teresina, FMS faz bloqueio vacinal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou, na manhã desta quarta-feira (22), um alerta à população para o diagnóstico positivo de raiva em um de três saguis encontrados mortos na segunda-feira (20) em frente à Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco José C. Sousa, localizada na rua Esperantina, Bairro Horto Florestal. Diante da situação, a FMS está realizando o bloqueio vacinal de cães e gatos da região a partir de amanhã (23).

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga. Além disso, serão contemplados parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão e duas quadras do bairro Piçarreira. “Ao todo será um perímetro de 8,59 km, totalizando 253 quadras percorridas pelos nossos Agentes de Endemias e 5.003 imóveis visitados casas a casa para que todos os animais, cães e gatos sejam devidamente vacinados”, informa Élcio Leite, gerente de zoonoses da FMS. 

Ainda conforme a gerência de Zoonoses da FMS, os saguis não agrediram humanos ou outros animais, e a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. Walfrido Salmito, diretor de vigilância em Saúde da FMS, pede que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, dentre elas: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais, evitar a domesticação deles e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da Raiva em Teresina. O hospital se localiza na Av. Duque de Caxias, 2660 - Primavera, zona norte da cidade, e a sua sala de vacinação tem funcionamento durante todos os dias até as 17 horas.

CAMPANHA

Nos dias 02 e 09 de dezembro, a FMS promove a campanha municipal de vacinação contra a raiva em todo o município. 270 postos estarão disponíveis para a imunização de cães e gatos contra a doença. A campanha será dividida em duas etapas aos sábados, sendo que a primeira vai abranger os bairros das zonas Norte e Leste e a segunda nas zonas Sul e Sudeste. 

A Gerência de Zoonoses da FMS está empenhada em garantir a segurança e o bem-estar da população. Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, a comunidade pode entrar em contato pelo seguinte número de Telefone: (86) 3215-9144. “Juntos, podemos agir de forma eficaz para conter a propagação da raiva e garantir a saúde de todos. Contamos com a compreensão e colaboração de cada cidadão nesse momento de prevenção”, finaliza Élcio Leite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES