FMS de Teresina define as datas da Campanha de Vacinação contra raiva; confira!

A campanha será executada em duas fases aos sábados, abarcando primeiramente os bairros das zonas Norte e Leste,

Teresina realiza em dezembro vacinação antirrábica | Foto: Ascom/FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), comunicou que a Campanha de Vacinação contra a raiva deste ano vai acontecer nos dias 02 e 09 de dezembro. Conforme a pasta, 270 postos serão dedicados à imunização de cães e gatos contra essa doença.

A campanha será executada em duas fases aos sábados, abarcando primeiramente os bairros das zonas Norte e Leste, seguidos pelos da Sul e Sudeste.

Élcio Leite, o gerente de Zoonoses da FMS frisou que a vacinação é gratuita e fundamental para proteger os animais e seres humanos. "A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos, ou seja, protegendo o seu animal, você também se protege”, disse. 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Sintomas

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos, conhecidos como pródromos da raiva, com duração média de 2 a 10 dias. Durante esse intervalo, o paciente pode apresentar:

· Sensação de mal-estar geral;

· Pequeno aumento de temperatura;

· Anorexia;

· Cefaleia;

· Náuseas;

· Dor de garganta;

· Entorpecimento;

· Irritabilidade;

· Inquietude;

· Sensação de angústia.

Além disso, podem ocorrer linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, assim como alterações de comportamento.

Transmissão da raiva

A raiva é transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, predominantemente por meio de mordeduras, podendo também ser transmitida por arranhaduras e/ou lambeduras desses animais. O período de incubação varia entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias em humanos, podendo ser mais curto em crianças.

O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado. Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes dos sinais clínicos aparecerem, persistindo ao longo da evolução da doença. A morte do animal geralmente ocorre entre 5 e 7 dias após a manifestação dos sintomas.

O período de transmissibilidade do vírus em animais silvestres, especialmente quirópteros (morcegos), ainda não é precisamente determinado, mas sabe-se que podem abrigar o vírus por longos períodos sem sintomatologia aparente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES