Avião cai em campo de futebol na zona Norte de Teresina; 2º em menos de 24h

A aeronave estava com cinco pessoas a bordo, incluindo uma criança. Este é o segundo avião do tipo monomotor que caiu na capital piauiense em menos de 24h.

Avião cai em escola na zona Norte de Teresina; segundo em menos de 24h | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 16h20

O capitão Batista, do Corpo de Bombeiros, relatou em entrevista ao repórter Ivan Lima, da Rede Meio Norte, que a equipe ficará no local até a retirada da aeronave do Campo do Bariri, onde o piloto fez o pouso forçado, na zona Norte de Teresina, para evitar uma possível explosão do avião.

“Ao chegar no local me deparei com a situação de prestação de socorro, as vitimas estavam sendo imobilizadas, colocadas em ambulância e a perícia foi acionada. A equipe da perícia já se encontrava em Teresina por conta do acidente de ontem. Os profissionais do Aeroporto também estiveram presentes, dando apoio. Agora achamos por bem deixar uma equipe dos Bombeiros no campo por conta de qualquer imprevisto. A atenção é redobrada por causa justamente dessa questão do combustível, porque é uma aeronave que saiu do Aeroporto, andou pouco tempo e o piloto achou melhor pousar nesse local para evitar algo maior”, declarou. 

Avião cai em campo de futebol na zona Norte de Teresina

Mais um avião caiu na zona Norte de Teresina no início da tarde desta segunda-feira (12). Desta vez, no campo de futebol do Bariri, próximo ao colégio Premem Norte. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava com cinco pessoas a bordo, incluindo uma criança. O piloto e proprietário do avião foi identificado como o advogado Arcedino Concesso Pereira Filho. Este é o segundo avião do tipo monomotor que caiu na capital piauiense em menos de 24h.

À Rede Meio Norte, o primo do piloto, que é médico, relatou que o avião seguia para o município de Araguaína, no Tocantins, quando teve que fazer o pouso de emergência em Teresina. Ainda segundo o homem, a aeronave pertence a Arcedino Concesso, que estava com sua família, a esposa Juliana Plácido (36 anos), duas filhas Giovana Plácido (16 anos) e Nicole Plácido (menor de idade, 04 anos) e Maria Graci Bento da Silva (66 anos) sogra do piloto.

"Até agora eu não tenho detalhes do que causou, o que houve. A família identificou o vídeo nas redes sociais, foi passando de um para outro e foi essa correria, mas graças a Deus nada de tão grave parece ter ocorrido. Ele é advogado e também é piloto. A aeronave é dele, é particular. Ele estava com a família em Fortaleza e estava passando em Teresina. Provavelmente, ele abasteceu aqui e iria para Araguaína” explica.

"São cinco vítimas, nenhuma fatal. Já foram conduzidas ao hospital. A criança tem entre 10 e 11 anos. Primeiramente, eu creio que o piloto abasteceu no aeroporto (de Teresina) e logo que subiu apareceu o problema. As informações que temos é que o vazamento foi controlado por um mecânico especializado, já foi cortado, e a equipe do aeroporto estava com espuma para fazer um resfriamento na aeronave", afirmou o Corpo de Bombeiros.

À reportagem, o Aeroporto de Teresina confirmou o relato do primo do piloto, e afirmou que o avião era proveniente de Fortaleza (CE) com destino a Araguaína (TO). Após o procedimento, às 12h33, decolou. Assim que foram informados da sitaução, a equipe da Torre de Controle deu início ao plano emergencial padrão.

"Todos os procedimentos no Aeroporto de Teresina foram seguidos de acordo com as normas de segurança previstas. Assim que a Torre de Controle foi informada da queda, a equipe do Aeroporto deu início ao plano emergencial padrão para este tipo de ocorrência e, no momento, está dando suporte ao trabalho dos órgãos envolvidos no resgate", diz a nota do aeroporto.

Arcedino Concesso, Juliana Plácido, Giovana Plácido e N.C Plácido | Foto: Redes Sociais

Nas imagens é possivel ver que uma pessoa está deitada no chão, a qual, segundo o socorrista, se tratava do próprio piloto, que referiu muita dor lombar por conta do impacto com o solo. 

“A aeronave fez um pouso forçado em um terreno. O piloto referiu muita dor lombar por conta do impacto com o solo. Foi um milagre porque o local que ele fez o pouso de emergência fica dentro da cidade, não é um campo aberto, é um terreno que fica dentro da cidade, nas proximidades do aeroporto. Ele livrou casas, postes, fiações elétricas, com segurança”, explica o socorrista do SAMU, Walkyson.

Ao Meionorte.com, uma pessoa que testemunhou o acidente relatou o ocorrido e disse que o piloto conseguiu pousar dentro do campo. Felizmente, ninguém ficou ferido. Um passageiro que estava no avião passou mal, porém encontra-se establizado, assim como as demais pessoas que estavam a bordo da aeronave.

“Um avião acabou de cair no campo Bariri. O piloto no chão, uma mulher, e dois caras, ao todo quatro pessoas, aqui perto dos apartamentos. (O avião) saiu deslizando no chão, cerca de 50 metros, o cara (piloto) conseguiu botar o avião dentro do campo”, disse uma testemunha.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que todos os passageiros foram prontamente atendidos. Foram enviadas ao local do acidente uma ambulância avançada, duas ambulâncias básicas e duas motolâncias. A assessoria do HUT informou que recebeu 3 vítimas do acidente, as quais estão estáveis, sem necessidade de intubação. 

Avião cai em campo de futebol na zona Norte de Teresina | Foto: Reprodução

"O SAMU informa que foram enviadas ao local do acidente uma ambulância avançada, duas ambulâncias básicas e duas motolâncias. Foram prontamente atendidas cinco pessoas, sendo uma criança e quatro adultos. Todos tiveram apenas escoriações e foram encaminhados para atendimento no HUT", diz a nota.

A aeronave, matrícula PT-RHJ, modelo EMB 711ST, fabricada em 1981, tem capacidade máxima para transporte de 3 passageiros. Ela pertence à empresa Concesso Sociedade Individual de Advocacia, do advogado Arcedino Concesso Pereira Filho.

AVIÃO CAI EM LAGOA NA ZONA NORTE DE TERESINA

Uma outra aeronave do tipo monomotor caiu, na manhã deste domingo (11), em uma área de lagoa do bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina, na região do Parque Ambiental Encontro dos Rios. A aeronave estava com dois ocupantes, que saíram ilesos.

Segundo avião que caiu na zona Norte de Teresina | Foto: Reprodução Tratam-se do piloto Jhony Francisco Alves dos Santos e do Policial Militar do Ceará, Marcelo Nogueira Ramos, que estavam vindo do estado do Pará. Um dos envolvidos relatou apenas que ela perdeu o controle. No entanto, as reais causas do incidente ainda serão levantadas pela perícia.

Ao Meionorte.com, o piloto Marcelo Nogueira Ramos, que sobreviveu ao acidente aéreo, relatou detalhes do momento em que percebeu uma falha no motor da aeronave e como conseguiu executar um pouso forçado.

"O motor falhou. Eu mudei de tanque rápido, mas continuou falhando. Voltei para o outro motor, e aí, pronto, parou. Tentei reanimar ainda, mas não deu. Quando eu olhei para baixo, era só casa. Quando eu olhei à minha direita, vi a lagoa. Eu disse 'é bem ali assim'. Eu puxei o manche rapidamente, ganhei um pouco mais de altitude. Aí contornei a lagoa, limpei o avião e a velocidade já vinha caindo, preparei o avião para o impacto", relatou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES