B-R-O BRÓ registra recorde no aumento de consumo de energia no Piauí

Segundo levantamento realizado pela Equatorial Piauí, as duas maiores demandas de energia dos últimos 10 anos, aconteceram em setembro

B-R-O BRÓ registra recorde no aumento de consumo de energia no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período do B-R-O BRÓ no Piauí, caracterizado por altas temperaturas, está apresentando um aumento significativo nos índices de calor este ano. Isso tem levado a um aumento no consumo de energia, principalmente na tentativa de mitigar os efeitos do calor intenso.

De acordo com um levantamento realizado pela Equatorial Piauí, os níveis de demanda de energia atingiram patamares muito altos este ano. Em setembro, especificamente nos dias 25 e 21, foram registradas as duas maiores demandas dos últimos 10 anos. No dia 25, às 23h, foi registrada a demanda máxima histórica de 905 MW, e no dia 21, também às 23h, a demanda máxima atingiu 877 MW.

O Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno, explica qual o motivo desse aumento de consumo. “Naturalmente, no período da noite as pessoas tendem a ficar mais em casa e, consequentemente, fazer o uso mais frequente de aparelhos de ar-condicionado, ventilador, climatizador, entre outros. Por esse motivo, é que nesse horário das 23h registramos as maiores demandas de energia. A tendência é que no mês de outubro essa demanda seja maior, uma vez que tradicionalmente o mês é um dos mais quente”, afirmou o executivo.  

Para se ter ideia, os municípios que registraram o maior crescimento de consumo em agosto coincidem com as cidades que este ano estão também registrando as temperaturas mais elevadas. Confira: 

MunicípioAgosto/2022Agosto/2023Crescimento
Picos11.332 MWh12.986 MWh14,60%
Teresina141.270 MWh159. 934 MWh13,21%
Floriano10.578 MWh11.879 MWh12,30%
Piripiri5.894 MWh6.582 MWh11,67%
Parnaíba28.199 MWh31.249 MWh10,82%

Diante do aumento do consumo de energia, é importante que sejam adotadas algumas ações com o objetivo de usar energia de forma consciente e economizar na fatura mensal de energia.

- Aparelhos eletrônicos devem ser sempre desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, tendo em vista, que mesmo em modo stand-by acabam consumindo energia;

- O ideal é que ar-condicionado possa ficar com a temperatura próxima a 23°C, abaixo disso acabando forçando um consumo maior de energia.  

- O consumidor pode programar o ar-condicionado para desligar sozinho após alcançar a temperatura ideal.

- Evite deixar lâmpadas ligadas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.

“Já em relação à geladeira, é recomendado evitar ficar abrindo de forma frequente, porque quanto mais tempo ficar aberta mais alto será o consumo do eletrodoméstico. Por fim, outra orientação é sempre ficar atento as manutenções recomendadas no manual pelos fabricantes dos eletrodomésticos e ao adquirir novos equipamentos, buscar sempre aqueles que possuem Selo Procel A, pois consomem menos energia”, pontuou o Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno.

(Com informações da Equatorial Piauí)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES