Batalhão Ambiental identifica onça que devorou mais de 100 animais no PI

Ainda de acordo com os especialistas, a principal suspeita é que o aparecimento da onça na região seja devido a incêndios.

Fiscalização encontra pegada de onça e carcaça de animais no PI | Foto: PM-PI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Piauí e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama),conseguiram identificar nesta sexta-feira (10), a onça responsável por devorar mais 100 animais no município de Domingos Mourão, região Norte do Piauí.

Ao Meio Norte.com o major Silas, do Batalhão Ambiental, informou que populares falam que já avistaram uma onça em companhia de outra onça filhote, mas que a equipe só conseguiu localizar pegadas de um animal adulto.

Realmente foi constatado a presença de onça lá. Conseguimos ver também a carcaça de bodes, sendo que uma carcaça é bem recente. Os órgãos ambientais vão se reunir para montar uma estratégia e ver o que vai ser feito na próxima etapa.”, informou o major.

Mas de antemão foi deixado algumas orientações para os fazendeiros da região, sendo que uma das orientações é prender suas criações no período noturno. Também será feito um estudo para saber a causa do aparecimento da onça naquele local, já que os moradores relataram que não houve caso de ataque de onça lá anteriormente”, relatou.

Fiscais em Domigos Mourão

Ainda de acordo com o Batalhão Ambiental, a principal suspeita é que o aparecimento da onça na região seja devido a incêndios Pedro II e em São João da Fronteira. “Então estamos analisando onde ocorreu esse desequilíbrio  ambiental, para saber porque essa onça migrou para Domingos Mourão”, finalizou.

ONÇAS DEVORAM MAIS DE 100 ANIMAIS

Criadores de animais estão bastante preocupados com o crescente ataque de onças que estão acabando com os suínos, caprinos e ovinos na zona rural do município de Domingos Mourão, região Norte do Piauí.

Em vídeo enviado ao Meio Norte.com, o professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Matias Sales, conta que a situação na região está insustentável, com prejuízo financeiro gigantesco, já que mais de 100 animais já foram devorados pelos felinos em um período de 3 meses.

Estamos aqui com o Damião, meu vizinho aqui da Fazenda Tamburil. Ele é criador de caprino também a 800 metros da minha propriedade. No dia 2 de julho de 2023, ele tinha um rebanho de 63 animais e agora ele tem apenas 30 animais. O restante foi devorado pelas onças”, narrou o criador.

Ele pediu ajuda da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de pesquisadores para resolver o problema. “Precisamos de ajuda para resolver isso, não sabemos a solução, mas vamos ter que manter os animais presos. Só que isso tem um custo muito alto de alimentação. Provavelmente vamos ter que vender os rebanhos”, afirmou Matias Sales.

O criador falou ainda que acredita que as onças estão migrando da mata para as propriedades rurais devido ao desmatamento na região para a implementação de energia solar e eólica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES