Bombeiros reforçam conscientização da população para evitar queimadas no PI

Segundo o Corpo de Bombeiros, 90% dos focos de incêndio são provocados, e não naturais

Bombeiros reforçam conscientização da população para evitar queimadas no PI | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o início do período seco, o Corpo de Bombeiros do Piauí está emitindo um alerta à população sobre o aumento das queimadas, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Conforme a corporação, existe um alto risco dessas queimadas se transformarem em incêndios, causando danos significativos ao meio ambiente e à saúde pública. Apesar de o clima seco contribuir para essa situação, cerca de 90% das queimadas são causadas pela ação humana, conforme informado pelos Bombeiros. No ano de 2022, foram registradas 1.681 ocorrências de incêndios florestais no estado do Piauí

No mês de junho, foi registrado um aumento de 100% no número de queimadas no estado do Piauí em comparação com o mês de maio. O coronel Emídio José Medeiros de Oliveira, comandante operacional do Corpo de Bombeiros, enfatiza que a prática de provocar queimadas é considerada um crime. De acordo com a lei federal 9.605/98, que abrange a legislação ambiental, o autor pode ser sujeito a multas, detenção e reclusão, além de outras penalidades proporcionais à extensão dos danos causados. 

Bombeiros reforçam conscientização da população para evitar queimadas no Piauí - Foto: Ascom

Por isso, Emídio diz que as pessoas que moram nas cidades não devem queimar o lixo, resíduos sólidos, folhas, galhos e troncos. “O lixo deve ser colocado no saco adequado para ser recolhido pela prefeitura. Já os resíduos sólidos precisam ser separados pelo morador, e levá-los aos locais destinados pelo município, que fará o recolhimento”, orienta o coronel. 

O comandante alerta ainda a fumaça preta resultante do fogo que, mesmo em pequena quantidade, libera gás carbônico, um dos gases mais tóxicos que existem. “Além de aumentar a temperatura, traz problemas respiratórios”, frisa o bombeiro militar. 

Na zona rural, são comuns queimadas provocadas por agricultores. Emídio orienta que, se essa for a única técnica de limpar a roça, o agricultor precisa pedir autorização para a Secretaria do Meio Ambiente do município, que vai orientar como a queimada pode ser feita. “Os horários mais adequados são início da manhã ou fim da tarde, que não há ventos. Infelizmente, ainda há aqueles que provocam queimadas ao meio dia, em que o evento faz o fogo espalhar rápido”, diz Emídio. 

AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO

No estado do Piauí, várias secretarias e órgãos estaduais estão colaborando no desenvolvimento do Plano Estadual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais, com o objetivo de melhorar a eficiência do trabalho dessas entidades nesse sentido.

Em 22 de junho deste ano, um incêndio de grande proporção ocorreu no município de Canto do Buriti, localizado a 414 km de Teresina, e por pouco não causou um apagão elétrico no Nordeste. O comandante afirmou: "O incêndio ocorreu próximo às linhas de transmissão de energia, mas conseguimos contê-lo". No ano de 2022, foram registradas 1.681 ocorrências de incêndios florestais no Piauí.

Com o objetivo de reduzir a quantidade de focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros realiza treinamentos constantes das brigadas nos municípios. Essas brigadas são compostas por voluntários que atuam em áreas onde não há uma unidade dos Bombeiros. Atualmente, a corporação possui batalhões ou companhias em Teresina, Picos, Parnaíba, Floriano, Piripiri e São Raimundo Nonato. Além disso, estão previstas a criação de unidades em Oeiras e Bom Jesus ainda este ano. 

De acordo com o comandante Emídio Oliveira, o efetivo atual do Corpo de Bombeiros conta com 330 profissionais. No entanto, esse número está previsto para dobrar no próximo ano, uma vez que 200 candidatos aprovados no último concurso estão atualmente em processo de formação, e outros 200 têm previsão de formatura em 2024. 

(Com informações da Semarh)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES