Brasil Sem Fome pretende retirar o país do mapa da fome até 2030

O plano do Governo Federal envolve metas dos 24 ministérios e tem mais de 80 ações e programas

Brasil Sem Fome pretende retirar o país do mapa da fome até 2030 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plano Brasil Sem Fome, que será lançado pelo presidente Lula nesta quinta-feira (31), às 16h, no Teresina Hall, na capital piauiense, tem a ousada meta de tirar o Brasil do mapa da fome até 2030. Com 80 ações e programas, o plano tem mais de 100 metas e propostas de 24 ministérios, organizadas em três eixos: acesso à renda, ao trabalho e à cidadania; alimentação saudável e adequada; e mobilização para o combate à fome.

Os detalhes do plano foram apresentados nesta quarta-feira (30), durante entrevista coletiva no Palácio de Karnak. Participaram a Secretária Extraordinária de Combate à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Valéria Burity; a coordenadora das ações de Segurança Alimentar do MDS, Luiza Trabuco; e a secretária Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Regina Sousa.

Os 24 ministérios que participam do plano integram a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) trabalharão em conjunto para alcançar três metas primárias: acabar com a fome até 2030, reduzir a cada ano as taxas totais de pobreza e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em insegurança alimentar grave.

Para atingir tais metas, o Brasil Sem Fome tem como estratégias o aumento da renda para compra de alimentos, inclusão das pessoas em políticas de proteção social, ampliação da produção de alimentos saudáveis e mobilização da sociedade e de demais poderes e entes federais para erradicação da fome.

Brasil Sem Fome pretende retirar o país do mapa da fome até 2030 - Foto: Ascom

A erradicação da fome é uma meta prioritária de primeira hora do Governo Federal. Valéria Burity, revelou o esforço na busca de estratégias alinhando outros pontos como salário mínimo e a valorização da agricultura familiar. “Posso citar algumas ações importantes como o próprio reajuste do valor per capita do programa nacional de alimentação escolar. O novo programa bolsa família, valorização do salário mínimo, a retomada de programas como o programa de aquisição de alimentos, o próprio plano safra da agricultura familiar, ou seja, houve um conjunto de ações que o governo tomou que estarão nesses planos mas também terá novas ações”, explica

Alguns programas estratégicos do Brasil Sem Fome já estão em execução, como a valorização do salário mínimo e o novo Bolsa Família, que retomou no início do ano a busca ativa por famílias que não estão recebendo o benefício. No Piauí, atualmente 622 mil famílias são beneficiadas pelo programa, representando um montante de 414 milhões de reais transferidos.

Regina Sousa conta que o plano busca reorganizar os projetos de emancipação e combate à fome que foram desmantelados, unindo diversos programas para erradicar a fome a longo prazo. “Estamos reorganizando aquilo que fizemos nos primeiros governos do Lula e Dilma que foram desmantelados. Quando falamos de combate à fome, as pessoas só pensam no bolsa família, mas ele é apenas um componente, é a transferência de renda para as pessoas comprarem o que quiserem. Precisamos criar projetos que emancipam essas famílias”, defendeu.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES