Caminhão com sistema de poluentes irregular é interceptado na BR 343

Após abordagem, prosseguindo com a fiscalização, a equipe iniciou uma minuciosa análise no sistema de pós-tratamento de gases do veículo.

Caminhão com sistema de poluentes irregular é interceptado na BR 343. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um caminhão que trafegava com irregularidades no sistema de controle de emissão de poluentes foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 343, em Piripiri (PI), quando os policiais deram ordem de parada ao condutor do referido veículo na noite da última terça-feira (11).

Segundo a PRF, após abordagem, prosseguindo com a fiscalização, a equipe iniciou uma minuciosa análise no sistema de pós-tratamento de gases do veículo. Como resultado da inspeção, os agentes identificaram as seguintes irregularidades: a LIM (luz indicadora de mau funcionamento) do sistema SCR estava acionada no painel, indicando que a emissão de NOx atingiu 3,5 g/kWh.

Além disto, o líquido que estava no tanque do ARLA 32 do veículo estava contaminado com presença de minerais, conforme reação após teste com negro de eriocromo T, resultando na cor violeta; falhas no sistemas SCR, sem filtragem de ciclo e com filtragem de ciclo, falhas estas com mais de 48 horas.

Leia Mais

Ainda na ocasião, foi realizado, em frente ao condutor, um teste em água desmineralizada, com a mesma substância, resultando na cor azul, sem a presença de minerais. Questionado sobre o exposto, o motorista, um homem de 27 anos, informou que não tinha conhecimento sobre as irregularidades.

Ele afirmou à PRF que o veículo pertencia ao seu patrão, para o qual trabalha há cerca de dois meses. Diante das informações obtidas, foi constatada, a princípio, a ocorrência de causar poluição de qualquer natureza, que ocasiona danos à saúde humana, ou que provoque a morte de animais, além da destruição significativa da flora.

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi elaborado contra o condutor, devido à imperícia, imprudência e negligência demonstradas. O TCO será encaminhado ao Ministério Público Estadual para que sejam tomadas as medidas cabíveis referentes ao crime ambiental cometido pelos envolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES