Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada no Piauí

O período para comprovação da vacinação também teve a data prorrogada até o dia 15 de julho

Avalie a matéria:
Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), anunciou a prorrogação da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí. Os pecuaristas agora têm o prazo estendido até 30 de junho para realizar a vacinação e até 15 de julho para realizar a certificação por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi). 

A medida foi definida após solicitação da Sada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “O motivo principal da nossa solicitação ao ministério é evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal. Também se deu pela dificuldade do setor privado em relação à logística, em fazer a vacina chegar até os produtores e fazendas que estavam demandando. Portanto, com essa nova data, o pecuarista poderá vacinar o seu rebanho com mais tranquilidade”, disse o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

O gestor reforçou a importância da cobertura vacinal para o Piauí. “No ano passado, conseguimos fazer uma cobertura de 93%, para 2023 a meta é chegar a 95%. Esse é um passo importante para que o estado conquiste o status de área livre de febre aftosa sem vacinação até 2025”, completou o secretário.

A Adapi também ressalta que a não realização da vacinação acarretará em possíveis multas aos produtores, além de impedir a comercialização e transporte dos animais, pois a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) será inviabilizada. É importante ressaltar que os produtores precisam apresentar a comprovação da vacinação para acessar financiamentos junto aos bancos e adquirir milho na Conab, utilizado na produção de ração animal.

Rafael Fonteles: meta é ter rebanho livre da aftosa sem vacinação até 2025

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que o Piauí está empenhado em alcançar a meta de tornar o rebanho bovino livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação até o ano de 2025. A campanha foi lançada oficialmente na zona rural de Teresina. A meta é vacinar cerca de 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias.   

O chefe do Executivo Estadual acrescentou que a vacinação é muito importante para a próxima fase que o Piauí viverá, que é a industrialização da carne produzida na região. “Vamos ter frigoríficos [industriais] em Ribeiro Gonçalves, Socorro do Piauí e Uruçuí, queremos ter também aqui na região de Teresina, em Campo Maior e no Médio Parnaíba”, disse.  

(Com informações da Adapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES