Cerca de 5% da população ocupada no Piauí realiza teletrabalho, afirma IBGE

A unidade da federação com a maior proporção de pessoal ocupado em teletrabalho foi o Distrito Federal, com 16,7%

Cerca de 5% da população ocupada no Piauí realiza teletrabalho, afirma IBGE | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No 4º Trimestre de 2022, cerca de 62 mil pessoas realizaram teletrabalho no Piauí, o equivalente a 5% da população ocupada no estado. No Brasil, cerca de 7,4 milhões de pessoas realizaram teletrabalho, o que equivale a uma média de 7,7% do total das pessoas ocupadas no país. A unidade da federação com a maior proporção de pessoal ocupado em teletrabalho foi o Distrito Federal, com 16,7%, seguido de São Paulo, com 11,6%. A menor proporção do país ficou com Roraima, com 3,2%. 

Entende-se como em teletrabalho as pessoas ocupadas que realizam suas atividades fora do local padrão de trabalho, bem como utilizando dispositivos eletrônicos pessoais, tais como computador, tablet ou telefone (celular ou fixo) para a realização do próprio trabalho. São informações divulgadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, através da aplicação do módulo temático sobre teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais, no 4º trimestre de 2022.

No Brasil, quanto ao sexo, a maior proporção de pessoas realizando teletrabalho era de homens, com 51,2%, e as mulheres com 48,8%. No tocante à cor ou raça, a maior proporção era de pessoas brancas, com 63,3%, seguido de pessoas pardas, com 27,1%, e pessoas pretas, com 7,7%.

Por sua vez, no tocante aos grupos de idade das pessoas que estavam em teletrabalho no país, a maior proporção era de pessoas na faixa etária de 25 a 39 anos, com 49,6%, seguido das pessoas de 40 a 59 anos, com 35,4%. Somadas essas duas faixas etárias, percebe-se que cerca de 85% das pessoas em teletrabalho eram de 25 a 59 anos.

Quanto ao nível de instrução, a maior proporção de pessoas em teletrabalho era de pessoas com nível superior completo, com 69,1%, seguido de pessoas com nível médio completo e superior incompleto, com 26,8%. O somatório desses dois segmentos representa cerca de 95,9% do total das pessoas que realizam teletrabalho no país. O rendimento médio mensal real das pessoas ocupadas, que realizavam teletrabalho no país, foi de R$ 6.479,00, enquanto o rendimento médio das que não realizaram teletrabalho ficou em R$ 2.398,00.

(Com informações do IBGE)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES